A Microsoft oferece uma das plataformas de correio eletrônico mais famosas e utilizadas no mundo, e boa parte disso se deve às inovações atribuídas às contas dos usuários. Há diferentes aplicativos que auxiliam a organização de tarefas e eles podem ser úteis tanto para o dia a dia pessoal, quanto para a rotina de funcionamento de uma empresa. A seguir, entenda o que são o To Do, Planner e Project, e como eles funcionam.

Leia mais:

publicidade

O que são e como funcionam os aplicativos To Do, Planner (Tasks) e Project?

to do microsoft
Visão geral do “To Do” (Reprodução: Wagner Edwards/Olhar Digital)

Os três aplicativos oferecem recursos similares para organizar a rotina dos usuários, mas cada um possui uma indicação de uso diferente e nem todos são gratuitos. Saiba mais a seguir.

O To Do é um aplicativo que já vem implementado na sua conta de e-mail, assim como outras ferramentas online, como Word, Excel e PowerPoint. Desta forma, é fácil entender que seu serviço é gratuito. Seu funcionamento é muito simples e sua tela de funções é bastante sóbria: o To Do oferece uma lista de tópicos temáticos, nos quais você pode adicionar itens que deve cumprir no dia a dia. Cada lista permite a adição de nomes, deadlines, categorias, lembretes e muito mais. Ainda é possível adicionar e-mails sinalizados a estas listas, o que permite respondê-los, por exemplo.

publicidade
Microsoft planner
Visão geral do Planner (Tasks) (Divulgação: Microsoft)

O Planner (Tasks) é uma ferramenta da versão paga do Teams, a qual é rotineiramente adquirida por empresas. Ele é bastante similar ao To Do, mas oferece mais funcionalidades e é ideal para utilizar com várias pessoas que fazem parte da mesma equipe/grupo no Teams.

Ademais, as tarefas e listas podem ser adicionados manualmente ou via comandos por inteligência artificial. O sistema também oferece uma visão geral dos participantes de um grupo, como total de tarefas completas e incompletas ou outras demandas atribuídas, quando começaram as tarefas, etc. Por fim, ele concentra, em um único lugar, as áreas de trabalho do Planner e do To Do simultaneamente, o que dá uma visão geral.

publicidade
Microsoft Project
Visão geral do Microsoft Project (Divulgação: Microsoft)

O Project também é um serviço pago e atua como um grande otimizador de metas, auxilia no desenvolvimento de projetos e portfólios. Nele, é possível criar cronogramas detalhados, atribuir recursos e funcionários a equipes, acompanhar o desenrolar do projeto, gerar relatórios de performance e tarefas concluídas, e muito mais.