Nas últimas semanas, nós do Olhar Digital mostramos para vocês os mais avançados modelos de robôs humanoides. Tem um que pode dobrar as suas roupas, outro que corre, um terceiro que já trabalha na linha de produção da Mercedes e tem até um que sabe dar um salto mortal!

Leia mais

publicidade

Todas essas atividades são físicas – e representam uma evolução admirável da robótica e da Inteligência Artificial em cada um deles. E se eu te disser que existem cientistas que estão trabalhando em robôs com habilidades sociais?

Sim, é isso mesmo que você leu. Imagine um humanoide que mantenha contato visual e que pode sorrir para você. Mais do que isso: ele pode antecipar o seu sorriso.

publicidade

O Creative Machines Lab, da Columbia Engineering, trabalha nesse desafio há mais de cinco anos. Em um novo estudo publicado nesta quarta-feira (27), na revista Science Robotics, o grupo apresenta o Emo, um robô que antecipa expressões faciais e as executa simultaneamente frente a um humano.

Conheça o Emo

  • O nome é bastante sugestivo e já indica que ele é focado no aspecto emocional mesmo.
  • Emo é, por enquanto, uma cabeça semelhante à humana com um rosto equipado com 26 atuadores que permitem uma ampla gama de expressões faciais diferenciadas.
  • A cabeça é coberta por uma “pele” macia de silicone com sistema de fixação magnética, permitindo fácil personalização e rápida manutenção.
  • Para interações mais realistas, os pesquisadores integraram câmeras de alta resolução na pupila de cada olho, permitindo que Emo fizesse contato visual, crucial para a comunicação não-verbal.
  • A equipe desenvolveu dois modelos de IA: um que prevê expressões faciais humanas analisando mudanças sutis no rosto e outro que gera comandos motores usando as expressões faciais correspondentes.
  • Para treinar o robô a fazer expressões faciais, os pesquisadores colocaram Emo na frente da câmera e o deixaram fazer movimentos aleatórios.
  • Depois de algumas horas, o robô aprendeu a relação entre suas expressões faciais e os comandos motores – da mesma forma que os humanos praticam expressões faciais olhando no espelho.
  • A equipe chamou esse processo de “automodelagem” – semelhante à nossa capacidade humana de imaginar como somos quando fazemos certas expressões.
  • Em seguida, os cientistas gravaram vídeos de expressões faciais humanas para Emo observá-las quadro a quadro.
  • Após o treinamento, que durou algumas horas, Emo conseguiu prever as expressões faciais das pessoas observando pequenas mudanças em seus rostos à medida que elas começam a formar a intenção de sorrir.
  • Emo prevê um sorriso futuro cerca de 840 milissegundos antes de a pessoa sorrir e devolve a gentileza de volta.

O futuro de Emo

O próximo passo que os pesquisadores pretendem alcançar é integrar uma terceira AI ao robô, dessa vez para trabalhar a comunicação verbal. A ideia seria usar um grande modelo de linguagem (LLM), como o ChatGPT, no Emo.

publicidade
Detalhe da página do ChatGPT
O ChatGPT pode ajudar no próximo passo do Emo – Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital

Por enquanto, o modelo continuará sendo apenas uma cabeça realista. O corpo fica para outros estudos. E, um dia, os cientistas podem unificar as pesquisas, criando um humanoide com o rosto do Emo e um outro corpo atlético.

Para Hod Lipson, diretor do Creative Machines Lab e um dos autores do artigo, o modelo desenvolvido por eles abre as portas para um outro nível de interação entre humanos e robôs:

publicidade

“Ao desenvolvermos robôs capazes de interpretar e imitar expressões humanas com precisão, estamos nos aproximando de um futuro onde os robôs possam integrar-se perfeitamente em nossas vidas diárias, oferecendo companheirismo, assistência e até empatia. Imagine um mundo onde interagir com um robô é tão natural e confortável quanto conversar com um amigo”, disse o cientista.

Do jeito que as coisas estão avançando rápido, esse futuro não deve demorar tanto tempo.

As informações são do New Atlas.