Imagem: Divulgação/Creative Machines Lab
Nas últimas semanas, nós do Olhar Digital mostramos para vocês os mais avançados modelos de robôs humanoides. Tem um que pode dobrar as suas roupas, outro que corre, um terceiro que já trabalha na linha de produção da Mercedes e tem até um que sabe dar um salto mortal!
Leia mais
Todas essas atividades são físicas – e representam uma evolução admirável da robótica e da Inteligência Artificial em cada um deles. E se eu te disser que existem cientistas que estão trabalhando em robôs com habilidades sociais?
Sim, é isso mesmo que você leu. Imagine um humanoide que mantenha contato visual e que pode sorrir para você. Mais do que isso: ele pode antecipar o seu sorriso.
O Creative Machines Lab, da Columbia Engineering, trabalha nesse desafio há mais de cinco anos. Em um novo estudo publicado nesta quarta-feira (27), na revista Science Robotics, o grupo apresenta o Emo, um robô que antecipa expressões faciais e as executa simultaneamente frente a um humano.
O próximo passo que os pesquisadores pretendem alcançar é integrar uma terceira AI ao robô, dessa vez para trabalhar a comunicação verbal. A ideia seria usar um grande modelo de linguagem (LLM), como o ChatGPT, no Emo.
Por enquanto, o modelo continuará sendo apenas uma cabeça realista. O corpo fica para outros estudos. E, um dia, os cientistas podem unificar as pesquisas, criando um humanoide com o rosto do Emo e um outro corpo atlético.
Para Hod Lipson, diretor do Creative Machines Lab e um dos autores do artigo, o modelo desenvolvido por eles abre as portas para um outro nível de interação entre humanos e robôs:
“Ao desenvolvermos robôs capazes de interpretar e imitar expressões humanas com precisão, estamos nos aproximando de um futuro onde os robôs possam integrar-se perfeitamente em nossas vidas diárias, oferecendo companheirismo, assistência e até empatia. Imagine um mundo onde interagir com um robô é tão natural e confortável quanto conversar com um amigo”, disse o cientista.
Do jeito que as coisas estão avançando rápido, esse futuro não deve demorar tanto tempo.
As informações são do New Atlas.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de março de 2024 17:11