Doenças neurológicas, como demências, cefaleias ou acidentes vasculares cerebrais (AVC), estão ficando mais comuns. Um estudo publicado na The Lancet Neurology avaliou 37 doenças em diferentes faixas etárias e revelou que elas acometeram 43% da população mundial em 2021.

Os dados podem apoiar o sistema de saúde a identificar essas condições e tratá-las com mais seriedade.

publicidade

Leia mais:

Doenças neurológicas

  • O estudo analisou 37 doenças neurológicas em diferentes faixas etárias usando a metodologia da Organização Mundial da Saúde (OMS), que avalia países de alta, baixa e média renda como um todo. Ou seja, além da diversificação de idades, há também de renda;
  • Algumas das condições mais prevalentes na idade pediátrica são as encefalopatias infantis e o autismo. Nos adultos, dores de cabeça, enxaquecas e cefaleias;
  • Já nos idosos, as mais comuns são os acidentes vasculares cerebrais e as demências, como o Alzheimer. Isso em partes está relacionado ao envelhecimento;
  • A conclusão é que, em 2021, 43% da população mundial tinha algum tipo de condição no sistema nervoso, o equivalente a 3,4 bilhões de pessoas.
(Foto: Gorodenkoff/Shutterstock)

Emergência global

É importante contextualizar a metodologia. De acordo com o professor Luiz Henrique Martins Castro, do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o número alto é devido à metodologia do estudo, que fornece uma nova visão sobre condições que acometem o sistema nervoso. A pesquisa engloba todas elas como doenças neurológicas, ao passo que outras pesquisas podem defini-las como doenças cardiológicas ou psiquiátricas.

publicidade

Ao Jornal da USP, ele destacou a importância da análise em fornecer dados para que médicos, principalmente os que estão na primeira frente de atendimento, possam reconhecer sinais precoces e fazer intervenções adequadas, para minimizar os danos.

Ainda, o estudo permite que o sistema de saúde pública se organize de acordo com a prevalência de cada condição.

publicidade
Covid-19: pessoas com doenças neurológicas crônicas são inclusas no grupo prioritário de vacinação
(Imagem: peterschreiber.media/iStock)

Prevenção e tratamento das doenças neurológicas

Mesmo diante dos dados em alto, Castro destaca a importância da prevenção primária para essas doenças, que não envolvem um tratamento médico específico ou intervenções precoces.

Por exemplo, para prevenir um AVC é importante controlar a pressão arterial, a taxa de diabete e colesterol, reduzi o tabagismo, praticar atividade física, controlar a massa corpórea e mais.

publicidade

Para idosos, principalmente, também é importante monitorar condições de saúde como perda de memória ou funções motoras.