IA do Google vai facilitar suas compras online

Definindo preferências de compra, como modelo de roupa e marca, os resultados do Google serão mais precisos ao que se procura
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 28/03/2024 00h08
Logo de shopping do Google
Imagem: monticello/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Consumidores que usam a ferramenta de pesquisa do Google para encontrar o melhor produto em uma loja online agora poderão usar um novo recurso da plataforma que vai aprimorar as buscas e ajudar a encontrar com maior precisão o item que se deseja comprar. As informações são do The Verge.

Leia mais:

O recurso “Recomendações de Estilo” está sendo lançado inicialmente para os EUA, tanto na versão web da pesquisa do Google quanto para o aplicativo em celulares. Essa ferramenta permite que os usuários avaliem itens em suas pesquisas, e essas avaliações vão definir suas preferências como consumidor.

Ao encontrar e indicar na plataforma as roupas de que gostam, os compradores podem especificar as marcas de que gostam, o que trará instantaneamente ao usuário mais opções de roupas baseadas nas preferências de modelo e marca.

Imagem: Reprodução/Google

Como é possível ver na imagem acima, o recurso “Recomendações de Estilo” permite pular, curtir ou não curtir um determinado modelo. Essas respostas vão gerar recomendações no algoritmo baseado no que o usuário prefere consumir.

Google já testou IA para melhorar busca de compras

  • O Google havia testado no passado ferramentas de IA com intuito de ajudar as pessoas a encontrar mais itens de que gostam.
  • Em novembro, os usuários do Search Generative Experience da empresa testaram um recurso de geração de imagens que reúne jaquetas e outras roupas com base em prompts alimentados a uma IA.
  • A partir das imagens de IA, era possível encontrar itens semelhantes no buscador da empresa.
  • Ainda houve um teste da ferramenta de “provador virtual”, para que os compradores pudessem ver como os itens das marcas ficam em seus corpos.

O Google não é a primeira empresa a oferecer ferramentas de inteligência artificial para ajudar em compras online. A Amazon usa por meio do assistente de compras Rufus, que responde às dúvidas dos clientes sobre os produtos. A empresa também oferece recomendações de dimensionamento baseadas em IA.

Pessoa segurando lupa sobre caixa de pesquisa do Google
Imagem: DVKi/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.