Abrir uma empresa é uma ótima maneira de formalizar um negócio e até receber mais investimentos, mas nem sempre os empresários estão a par do lado ruim que acompanha o nascimento de um novo negócio. Infelizmente, muitos dos nossos dados são publicados diariamente na internet e, durante o nascimento de uma nova companhia, isso não seria diferente.

Dessa forma, golpistas utilizam essas informações já públicas para manipular os novos empresários e aplicar golpes com “taxas associativas obrigatórias” e “boletos de dívidas”. A seguir, conheça cinco dos golpes mais comuns contra empresas e entenda como se proteger.

publicidade

Leia mais:

Sites para abertura de MEI

governo federal gov.br
Reprodução: Gov.br

A abertura do MEI é um processo fácil, rápido, gratuito e completamente online. Por isso, algumas pessoas podem se confundir ao achar que vários sites podem facilitar o processo de abertura de sua microempresa.

publicidade

Mas isso não é verdade. A microempresa existe por ser uma iniciativa do governo federal e, por essa razão, é obrigação do governo cuidar do registro, manutenção, e baixa das empresas criadas. Em outras palavras, apenas o site do governo federal possibilita a criação de um MEI. Então, se você vir um site que alega permitir a criação do seu MEI, saiba que ele é falso. O único jeito de criar um MEI é acessando o portal Gov.br.

Taxa associativa obrigatória

Lembra de como falamos que nossas informações são publicadas na internet? Pois bem, quando você cria uma empresa, os golpistas sempre sabem –– e sabem também o seu endereço de e-mail, seu CNPJ e seu nome completo. É por isso que eles vão mandar uma mensagem para seu correio eletrônico, informando esses dados que exemplificamos acima. Em seguida, informam que é obrigatório pagar um boleto para ser incluído numa associação do governo que permite a existência da sua empresa.

publicidade

A criação de um MEI é gratuita e a única coisa paga são os boletos mensais do DAS, que são necessários, por exemplo, para você usufruir de benefícios do INSS caso fique doente e precise fechar a empresa temporariamente –– além disso, os boletos DAS só estão disponíveis no site do Simples Nacional, que também é da propriedade do governo federal.

Então, se você recebeu um e-mail de uma suposta empresa do governo, alegando que precisa pagar uma taxa para seu CNPJ ser associado e registrado, saiba que é tudo falso.

publicidade

Dívida obrigatória

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock

Após descobrirem sobre a abertura de uma nova empresa, os golpistas ficam ávidos para pegar os novos empresários desprevenidos. Isso acontece, principalmente, porque o governo não tem uma plataforma explicativa que diz tudo o que o MEI precisa saber, o que facilita cair em golpes.

Mas, como já discutido anteriormente, a única coisa que você vai pagar enquanto tiver o MEI são os boletos DAS, disponíveis no site do Simples Nacional. Qualquer coisa além disso é golpe. Dessa forma, se você recebeu o contato de uma empresa que afirma ser necessário o pagamento de uma dívida, saiba que é tudo mentira.

Pagamento para divulgar empresa

O Google é um dos mecanismos de busca mais utilizados no mundo e desenvolver estratégias para fazer com que as pessoas encontrem o seu conteúdo nele é importante. Contudo, esse processo não tem absolutamente nada a ver com o contato de uma suposta empresa pelo seu e-mail, alegando que você deve pagar uma taxa para seu CNPJ e empresa serem divulgados ao público.

Dependendo do tipo de empresa, é, sim, importante que os usuários da internet saibam que ela existe, pois é assim que você ficará conhecido e ganhará clientes. Mas esse processo não inclui a divulgação do seu CNPJ e tampouco tem a ver com “pagar uma taxa” para alguém aleatório que o enviou uma mensagem de e-mail.

Se o objetivo é divulgar uma marca, há estratégias e ferramentas (gratuitas e pagas) que podem fazer o serviço e gerar o retorno esperado, mas é você quem terá de correr atrás para conseguir isso. Então, se enviaram um e-mail para você e informaram que é necessário pagar um boleto para ajudar com a divulgação da sua marca, saiba que não é bem assim.

E-mails para retificação

gmail
Imagem: lilgrapher/Shutterstock

Por fim, outra estratégia muito comum é o contato do golpistas informando que há pendências com a sua empresa. As desculpas são várias, mas maioria costuma citar ‘inconsistências’ na declaração anual do MEI ou no imposto de renda, e dizem que o jeito mais rápido de normalizar essa situação é pagando um boleto ou clicando num link disponibilizado no corpo do texto.

É tudo mentira. É possível que haja inconsistências, sim, mas isso só pode ser verificado se você acessar os sites oficiais do governo. Então, não espere que um contato aleatório via e-mail, que apresenta um problema e uma solução mágica, seja verdadeiro, porque não é.