iPhone dobrável pode ficar para 2027 ou ser adiado (indefinidamente)

Testes de qualidade que ainda não aprovaram as telas dobráveis estariam fazendo a Apple adiar os cronogramas do iPhone dobrável
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 29/03/2024 17h09, atualizada em 01/04/2024 11h11
celular dobrável
Imagem: tinhkhuong/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ao que tudo indica, a Apple ainda não tem segurança sobre o prazo que vai conseguir colocar um modelo de iPhone dobrável no mercado. Os executivos da Apple ajustaram o cronograma de lançamento do ‌iPhone‌ dobrável do quarto trimestre de 2026 para o primeiro trimestre de 2027. As informações são do site Mac Rumors.

Leia mais:

A mudança de data no cronograma ocorre devido a problemas com a aquisição de peças, incluindo telas dobráveis que atendem aos seus altos padrões. As fontes da imprensa americana dizem que a Apple ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento de dois smartphones dobráveis.

iphone
Imagem: Framesira/Shutterstock

Relatórios da empresa que vazaram teriam revelado que os dois protótipos do ‌iPhone‌ se dobram na largura como uma concha. Além disso, o primeiro ‌iPhone‌ dobrável da Apple deve contar com uma tela externa de 6 polegadas e uma tela principal de 8 polegadas.

Essas não são as únicas informações que saíram, e na imprensa coreana, o site The Elec informou no mês passado que a Apple também está considerando lançar um dispositivo de 7 a 8 polegadas que poderia substituir o iPad mini de 8,3 polegadas.

Possibilidade de adiamento indefinido do iPhone dobrável

  • Há um ceticismo crescente entre os analistas que acredita na chance da Apple abandonar o projeto do telefone dobrável no curto prazo;
  • A empresa está preocupada com o fato de a tecnologia dobrável existente ainda não ter amadurecido de uma forma que lhe permitiria realizar o tipo de aplicação de próxima geração que seus engenheiros e designers têm em mente.
  • No mês passado, um boato alegava que a Apple havia suspendido o desenvolvimento de um ‌iPhone‌ dobrável depois que os monitores dos fornecedores não passaram nos rigorosos padrões de testes da empresa.
  • Fontes seguras já haviam revelado que a Apple vem testando telefones dobráveis rivais desde 2016, como parte de seu processo de pesquisa e desenvolvimento de dispositivos dobráveis.

Em um caso específico que foi vazado, um dos painéis dobráveis fabricados pela Samsung teria quebrado ao passar pelos rigorosos testes internos da Apple, o que supostamente fez com que a Apple colocasse todo o projeto na geladeira no momento.

Entre os obstáculos que a empresa quer superar no projeto do iPhone dobrável, estariam a introdução de uma dobradiça que permite que a tela fique totalmente plana, sem saliências ou quedas no meio. Junto a isso, a empresa tem procurado preencher painéis com materiais poliméricos, como silicone ou acrilato, para reduzir problemas de reflexão de luz.

apple
(Imagem: Vytautas Kielaitis/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.