Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela um dado preocupante. Uma em cada seis crianças de 11 a 15 anos afirma que sofreu cyberbullying em 2022. O relatório aponta para a urgência da adoção de medidas contra o assédio e a violência infantil.

Leia mais

publicidade
Cyberbullying
Cyberbullying atinge seu ápice aos 11 anos entre os meninos e aos 13 entre as meninas (Imagem: Burdun Iliya/Shutterstock)

Aumento dos casos de cyberbullying no mundo

O trabalho da OMS se baseia em questionários aplicados a 279 mil crianças e adolescentes de 44 países em regiões da Europa, Ásia Central e Canadá. Segundo o levantamento, 15% dos meninos e 16% das meninas de 11 a 15 anos sofreram cyberbullying pelo menos uma vez nos últimos meses.

A edição anterior do estudo “Comportamento de saúde em crianças em idade escolar”, com dados de 2018, indicou que 13% das crianças dessa faixa etária haviam sido vítimas de bullying na internet.

publicidade

Como os jovens passam até seis horas por dia online, mesmo as pequenas mudanças nas taxas de assédio e violência podem ter impactos profundos na saúde e no bem-estar de milhares de pessoas.

Hans Kluge, diretor da OMS para a Europa

Ainda de acordo com a pesquisa, um em cada oito adolescentes admitiu ter sido vítima de cyberbullying por um ou mais colegas. Isso representa um aumento de três pontos percentuais desde 2018.

O assédio físico permaneceu estável, com 11% dos menores dizendo que já sofreram bullying na escola, contra 10% na edição anterior. No que diz respeito a brigas, 10% dos adolescentes que se envolveram em alguma disputa, resultado parecido com o do último levantamento.

redes sociais
OMS diz que é preciso limitar exposição das crianças na internet (Imagem: Viktollio/Shutterstock)

Estudo defende a regulação das redes sociais

  • Segundo a OMS, a pandemia de Covid-19 mudou a forma como os adolescentes interagem.
  • “As formas virtuais de violência entre colegas se tornaram particularmente proeminentes a partir desse período, quando o mundo dos jovens se tornou cada vez mais virtual durante os períodos de confinamento”, diz o relatório.
  • Na maioria dos territórios, o cyberbullying atinge seu ápice aos 11 anos entre os meninos e aos 13 entre as meninas.
  • Há pouca ou nenhuma diferença com base na categoria socioprofissional dos pais.
  • Por fim, o trabalho destaca a necessidade de maiores investimentos para “monitorar as diferentes formas de violência”, além de defender a regulação das redes sociais, “para limitar a exposição ao cyberbullying”.
  • As informações são da Folha de São Paulo.