Ludwig van Beethoven é simplesmente um dos maiores gênios que já pisaram na Terra. Mas o que explica a predisposição musical do renomado pianista alemão? Cientistas analisaram o DNA do músico para tentar responder esta pergunta.

Beethoven tinha talento musical no DNA? (Imagem: Nicku/Shutterstock)

Material genético do músico foi analisado

O estudo foi realizado a partir de sequências de DNA disponíveis em um outro trabalho de 2023, que utilizou fios de cabelo de Beethoven para obter informações sobre o material genético dele. Além de calcular a pontuação poligênica, os cientistas compararam esse dado com informações genotípicas de aproximadamente 14 mil indivíduos (disponibilizadas pelo Instituto Karolinska, da Suíça, e pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos).

Nós calculamos a ‘pontuação poligênica’ – um indicador para a predisposição genética individual de uma pessoa para uma característica ou um comportamento – para a habilidade de sincronização de batida, que está relacionada à musicalidade

Laura Wesseldijk, pesquisadora dos Institutos Max Planck de Estética Empírica (MPIEA) em Frankfurt, na Alemanha

Os pesquisadores descobriram que Beethoven apresentava uma pontuação poligênica para musicalidade considerada comum, e não excepcional. O índice do compositor ficou no nono percentil da amostra populacional do Instituto Karolinska e no décimo primeiro percentil da amostra populacional da Universidade de Vanderbilt. O resultado pode até ser classificado como relativamente baixo.

Mas esse achado não quer dizer que as habilidades musicais de Beethoven eram normais. Os cientistas afirmam que esse desencontro entre a pontuação poligênica e a genialidade do alemão fornece um aprendizado valioso.

Isso mostra, por exemplo, que você deve ser cético caso uma pessoa alegue que ela pode usar um teste genético para determinar, de maneira confiável, se a sua criança será musicalmente dotada – ou especialmente talentosa em outra área de comportamento.

Simon Fisher, pesquisador

O estudo foi publicado na revista Current Biology. As informações são da revista Galileu.

Análise de DNA tem limitações (Imagem: Vitória Gomez (gerada com IA)/Olhar Digital)

Nem todas as respostas podem ser fornecidas pelo DNA

• A equipe de pesquisadores também chama atenção para algumas limitações do estudo.
  • Embora as características genéticas influenciem capacidades humanas, a pontuação poligênica para a habilidade de sincronização de batida pode não ter relação direta com a criatividade musical.
  • Além disso, a previsão de comportamentos a partir da pontuação poligênica pode servir como base de análise para grandes amostras de pessoas.
  • No entanto, individualmente, ela ainda é imprecisa.
  • Segundo o estudo, “habilidades musicais não são determinadas apenas por genes ou pelo ambiente, mas construídas a partir de uma complexa interação entre eles”.
  • Dessa forma, ainda de acordo com os autores da pesquisa, “as influências genéticas, como aquelas capturadas pela pontuação poligênica, são probabilísticas, e não causas determinísticas que moldam o futuro de um indivíduo”.