Investidor quer reconstruir TikTok do zero nos Estados Unidos; entenda

Para evitar banimento do TikTok nos EUA e contornar proibição chinesa de transferência de tecnologia crítica, saída seria comprar app sem seu algoritmo de recomendação
Layse Ventura31/03/2024 09h18, atualizada em 31/03/2024 09h41
Pessoa segurando celular com logo do TikTok aberto na frente de uma imagem da bandeira dos Estados Unidos
TikTok enfrenta pressão crescente nos EUA por questões de segurança (Imagem: Reprodução/Harvard Law School)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Steven Mnuchin, investidor e ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos durante a administração Trump, quer assumir o controle do TikTok no país de uma maneira um tanto inusitada: reconstruir do zero o popular aplicativo de vídeos, segundo The Washington Post.

Mnuchin compartilhou com investidores a ideia de adquirir o TikTok sem seu algoritmo de recomendação – essencialmente, o coração da plataforma – devido à proibição chinesa de exportar tal tecnologia. Esse plano exigiria recriar o aplicativo, conhecido por suas sugestões precisas de vídeos aos usuários, enfrentando o desafio de replicar um serviço construído sobre bilhões de linhas de código.

Leia também:

TikTok: é possível comprar aplicativo sem seu algoritmo?

Steven Mnuchin, investidor e ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos. Imagem: Matias Lynch/Shutterstock

Os desafios enfrentados por Mnuchin para realizar tal feito são consideráveis, começando pelo fato de que o TikTok, com mais de 170 milhões de contas nos EUA, não está oficialmente à venda.

Além disso, a complexidade técnica para imitar a infraestrutura da plataforma é imensa, incluindo bilhões de vídeos, funcionalidades de edição, música de fundo, efeitos visuais, além de sistemas de publicidade e compras online.

Especialistas no setor tecnológico veem o plano de Mnuchin com ceticismo, dada a dificuldade histórica de grandes empresas de tecnologia em replicar o sucesso do algoritmo do TikTok.

Matt Perault, professor da Universidade da Carolina do Norte e ex-diretor do Facebook, destaca a concorrência acirrada no setor para desenvolver um algoritmo no nível do TikTok, ressaltando que mesmo empresas estabelecidas lutam para alcançar esse objetivo.

Para piorar, a tarefa enfrenta obstáculos legais e técnicos, inclusive a real viabilidade do projeto dentro do prazo de desinvestimento de seis meses – caso ultrapassem esse tempo, o aplicativo poderia sofrer banimento nacional.

“Isso é como reconstruir o Facebook – essa é a tarefa aqui”, disse uma fonte que conhece a proposta de Mnuchin. “Isso não pode ser feito em 180 dias – ou mesmo anos.”

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.