Star Wars na vida real? Veja novo robô de entregas inspirado na saga

Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram um monociclo elétrico que deve ser utilizado para entregas
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 01/04/2024 13h38, atualizada em 02/04/2024 20h55
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cientistas da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, se inspiraram na saga Star Wars para criar um robô que gira sobre uma grande roda e usa pernas extensíveis para se locomover. O protótipo conhecido como Ringbot foi criado para, no futuro, realizar serviços de entrega para pessoas ou empresas.

Entenda:

  • Cientistas se inspiraram na saga Star Wars para criar um novo robô que gira sobre uma grande roda e usa pernas extensíveis para se locomover;
  • O Ringbot foi criado para, futuramente, realizar serviços de entrega para pessoas ou empresas;
  • O protótipo também foi inspirado em outros monociclos elétricos e robôs com “pés com rodas”, como o ANYmal da ETH Zurich;
  • O robô consiste em uma roda de 515 milímetros de diâmetro com aro composto de nylon e carbono revestido por um pneu de elastômero sólido;
  • O aro abriga dois módulos motorizados – cada um deles conta com uma perna robótica articulada que ajusta o equilíbrio do robô em diferentes terrenos e velocidades;
  • Em testes internos, o Ringbot alcançou velocidade máxima de 5 km/h até o momento;
  • Um artigo sobre o robô foi publicado na revista IEEE Transactions on Robotics.
(Imagem: University of Illinois Urbana-Champaign)

Além de Star Wars, o Ringbot também foi inspirado em outros monociclos elétricos e robôs com “pés com rodas”, como o ANYmal da ETH Zurich, que conta com rodas motorizadas em cada uma de suas quatro pernas. Um artigo sobre o robô foi publicado na revista IEEE Transactions on Robotics.

Leia mais:

Mais detalhes sobre o robô inspirado em Star Wars

A roda do Ringbot possui 515 milímetros de diâmetro com um aro composto de nylon e carbono revestido por um pneu de elastômero sólido. Dentro do aro ficam dois módulos de acionamento motorizados conectados por um cordão elástico.

(Imagem: University of Illinois Urbana-Champaign)

Cada módulo conta com uma perna robótica articulada que se move para o lado, para cima e para baixo para ajustar o equilíbrio do robô em diferentes terrenos e velocidades. Em testes internos com o Ringbot controlado remotamente por um operador humano, o veículo alcançou a velocidade máxima de 5 km/h.

“Nas grandes cidades, muitas bicicletas e motocicletas navegam no trânsito para atender às necessidades de entrega, graças à sua capacidade de manobrar em espaços estreitos”, disse Joohyung Kim, professor envolvido na criação do robô. “Planejamos aprimorar os recursos do Ringbot especificamente a última fase da entrega em ambientes congestionados, com o objetivo de automatizar e otimizar os processos de entrega.”

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.