Monumentos feitos em pedra têm sido localizados há centenas de anos e nos ajudam a entender um pouco mais sobre a história da humanidade. Um dos mais famosos e enigmáticos é o Stonehenge. Apesar de complexas e fascinantes, estas construções não são algo raro. Na verdade, estima-se que haja pelo menos 35 mil apenas na Europa. Mas qual é a mais antiga que se tem conhecimento?

Leia mais

publicidade
Uma analise realizada nas pedras sarsen de 25 toneladas havia revelado que a maior parte delas se originaram em West Wood (Crédito: Mila Buenavida/Unsplash)
Stonehenge foi construído há cerca de 5 mil anos (Imagem: Mila Buenavida/Unsplash)

Megálitos

  • Estas obras de arte antiga têm algo em comum: os megálitos.
  • Eles são grandes e pesados pedaços de pedra que foram utilizados para criar monumentos, túmulos ou outras estruturas pelos povos antigos que habitaram a Terra.
  • O nome é derivado das palavras gregas antigas “mega”, que significa grande, e “lithos”, que significa pedra.
  • Apesar de antigas, estas construções só começaram a ser investigadas pela ciência a partir da segunda metade do século XIX.
  • As informações são do IFLScience.

A busca pela construção em pedra mais antiga do mundo

Citamos o Stonehenge (construído há cerca de 5 mil anos) no início do texto e você pode imaginar que não é esta a construção em pedra mais antiga do mundo. A icônica estrutura serviu como uma espécie de observatório astronômico dos povos antigos. Este mesmo propósito incentivou a criação da maioria dos megálitos europeus entre 6.500 e 4.400 anos atrás.

Nabta Playa (Imagem: Raymbetz via Wikimedia Commons, (CC BY-SA 3.0)

No entanto, existe uma estrutura ainda mais velha que foi erguida no norte da África, mais precisamente onde hoje fica o Egito. O Nabta Playa é formado por várias grandes pedras dispostas em um círculo. Além de servir para observar os astros, a construção pode ter sido usada como parte de uma necrópole.

publicidade

O local provavelmente foi construído há mais de 7 mil anos e foi descoberto por pesquisadores na década de 1970. Mas este também não é o monumento em pedra mais antigo já identificado.

Quem sabe a resposta para a pergunta inicial esteja do outro lado do Oceano Atlântico. Megálitos também foram localizados no atual Peru. E eles datam de séculos antes de as grandes pirâmides serem erguidos no Egito.

publicidade
Callacpuma (Imagem: Toohey et al., Science Advances, 2024 (CC BY-NC 4.0)

Nos Andes peruanos está localizado o Callacpuma, estrutura de 18 metros formada por paredes concêntricas a partir de enormes pedras. Ele foi utilizado como um espaço para rituais e estima-se que tenha cerca de 4.750 anos, sendo uma das praças circulares mais antigas da região (mas não do mundo).

Precisamos ir para a atual Turquia para encontrar o grande vencedor. O Göbekli Tepe é considerado o templo mais antigo do mundo e foi construído há cerca de 11.500 anos. O complexo conta com várias estruturas circulares contendo enormes pilares em forma de T. Alguns desses pilares foram decorados com esculturas intrincadas.

publicidade
turquia civilização
Göbekli Tepe (Imagem: Film Icabi/Shutterstock)

Segundo uma pesquisa recente, a estrutura foi projetada com padrões geométricos subjacentes específicos. Isso significa que ele foi construído antes do surgimento da agricultura por caçadores-coletores. Levaria milhares de anos até que outras formas complexas de arquitetura aparecessem no planeta.