Os carros elétricos são a principal tecnologia para descarbonizar o transporte rodoviário, e esse é um dos motivos pelos quais eles estão se tornando mais populares com o passar do tempo. 

Tanto é assim que, nos últimos anos, observamos um crescimento exponencial na venda de veículos elétricos, juntamente com maior alcance, maior disponibilidade de modelos e melhor desempenho.

Vídeo relacionado

Leia também:

O que é e como funciona supercapacitor em carros elétricos?

carros elétricos
Imagem: Quality Stock Arts / Shutterstock

Embora as baterias ainda sejam mais populares no mercado de veículos elétricos, elas apresentam algumas desvantagens, como o fato de terem um ciclo de vida curto. Assim, os supercapacitores entram em cena com qualidades que vão desde a baixa manutenção, ciclo de vida mais longo até seu tamanho compacto e leveza.

publicidade

Nos carros elétricos, as baterias e os supercapacitores fazem um trabalho semelhante, ambos armazenam eletricidade – mas de maneiras completamente diferentes.

O que é supercapacitor?

Um supercapacitor é um sistema de armazenamento de energia de alta densidade de potência, eles podem ser usados em vez das baterias comuns para evitar falhas momentâneas na fonte de alimentação. O principal fator que difere um supercapacitor de uma bateria é a forma como armazenam e liberam sua energia, além disso, o tempo de carga de um supercapacitor é de 1 a 10 segundos. 

publicidade
ônibus elétrico
Ônibus elétrico. Imagem: Divulgação/Alexander Dennis

Em outras palavras, os supercapacitores são dispositivos eletrônicos usados para armazenar quantidades extremamente grandes de carga elétrica, além de serem capazes de liberar energia muito mais rapidamente.

Atualmente, há uma demanda por supercapacitores no setor de transportes. Nos EUA, por exemplo, eles são usados especialmente no transporte público, como ônibus e bondes, tanto como fonte de energia independente quanto complementar. Assim, os supercapacitores são particularmente úteis na partida de motores.

publicidade

Como funciona o supercapacitor?

Os supercapacitores armazenam mais energia do que os capacitores comuns, pois criam uma “camada dupla” muito fina de carga entre duas placas, que são feitas de materiais porosos, geralmente à base de carbono, embebidos em um eletrólito. 

Funcionamento de um supercapacitor via Olhar Digital
Funcionamento de um supercapacitor via Olhar Digital

Essas placas têm uma área de superfície maior com menor separação, feita por um isolante muito fino que pode ser feito de carbono, papel ou plástico, o que dá ao supercapacitor a possibilidade de maior armazenamento de carga. Quando as placas são carregadas, uma carga oposta se forma em cada lado do separador, criando o que é chamado de camada dupla elétrica,

Quando chega o momento de um supercapacitor funcionar, as cargas se movem pelo capacitor e alimentam o dispositivo ao qual ele está conectado com um aumento rápido de liberação de energia.