Onda de frio chega ao Brasil em breve; veja a previsão

Previsão aponta para forte queda de temperatura na segunda quinzena de abril; confira como fica o tempo na sua região
Gabriel Sérvio03/04/2024 15h43, atualizada em 05/04/2024 21h05
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O mês de abril terá os primeiros dias mais frios de outono em quase todo o Brasil, com chance de geada no Sul e temperatura abaixo da média no Sudeste. Os modelos apontam que uma forte massa de ar frio deve chegar ao país nas próximas semanas, encerrando um longo período de calor.

Leia mais:

Quando o frio começa?

  • Os modelos indicam que a primeira massa de ar frio chega ao Brasil neste final de semana, mas atuará apenas na região Sul. O frio ainda será passageiro, com mínimas abaixo de 5°C e possibilidade de geadas.
  • A segunda onda de frio será mais intensa e terá força para avançar por grande parte do país, indicam as previsões.
  • O frio chega com mais força na segunda e terceira semana de abril, ou seja, a partir do dia 10. A temperatura despenca primeiro no Sul e depois no Sudeste entre os dias 14 e 15 de abril.
  • Também há possibilidade de geada na Serra da Mantiqueira.
Primeira onda de frio chega no dia 8 de abril e pode atuar até o dia 22 de abril. Imagem: ECMWF

Ainda no dia 15, uma segunda massa de ar frio também intensa chega ao país, com potencial para derrubar as temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, a temperatura pode não passar de 10°C em cidades como Canela e Gramado.

Quais estados afetados pela onda de frio?

frio
Imagem: Leszek Glasner/Shutterstock

Um dos modelos que reforça os sinais de frente fria na segunda quinzena de abril é o ECMWF. Segundo a previsão, a temperatura deve ficar abaixo da média nos seguintes estados: Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A massa de ar frio também pode chegar ao Nordeste e Norte do país. No entanto, ainda não é certo que o sistema terá força para avançar além do Centro-Sul do Brasil. Para o Nordeste, há probabilidade de nebulosidade e redução nas temperaturas por volta do dia 15 de Abril.

Vale destacar que a previsão pode mudar nos próximos dias. O frio pode chegar mais cedo ou mais tarde, ou ainda perder força. As informações são do Tempo.com.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.