Recentemente, uma equipe de cientistas dos Estados Unidos identificou a presença de moléculas de água na superfície de asteroides. A descoberta é inédita e pode ajudar os pesquisadores a explicar a origem da substância no surgimento de planetas rochosos, como a Terra, e em outros astros. Mas ela também pode indicar a existência de vida extraterrestre?

Leia mais

publicidade

Água na Terra

  • A água está presente em diversos objetos espaciais, como nas luas de Júpiter, mas também em corpos de menores dimensões.
  • Na Terra, uma grande parte da água foi obtida na chamada “era do bombardeamento”, período há cerca de 4 bilhões de anos em que uma imensa quantidade de asteroides e cometas colidiu com planetas do sistema solar.
  • Na época, a temperatura do nosso planeta era extremamente elevada para reter o líquido.
  • Por isso, foram necessários eventos externos para a obtenção da substância.
  • As informações são do Jornal da USP.
asteroide terra
Água na Terra teria surgido a partir de impactos de asteroides (Crédito: Aleksandra Sova/Shutterstock)

Mais estudos são necessários

A técnica utilizada para localizar água nos asteroides foi a mesma usada para encontrar a substância na Lua. A descoberta surpreende por causa do material formador de Iris e Massalia, o silicato, responsável pela composição de cerca de 90% da crosta terrestre.

Objetos desse tipo são conhecidos como não hidratados por serem compostos de materiais refratários e, devido à sua formação muito próxima do Sol, a presença de água em sua estrutura é considerada extremamente difícil.

publicidade

Mas a presença da substância em outros astros não representa necessariamente a existência de outras formas de vida fora da Terra. Para isso são necessários estudos mais aprofundados a partir do aprimoramento das técnicas observacionais existentes, as quais podem contribuir para a análise de outras moléculas, inclusive mais complexas que a água.