Apple pode estar desenvolvendo robôs domésticos

Após abandonar projeto de carro elétrico, robótica pessoal pode ser nova aposta da gigante de tecnologia
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 04/04/2024 13h09, atualizada em 05/08/2025 09h37
apple
Imagem: Champhei/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme divulgado pela Bloomberg na terça-feira, 3, a Apple está trabalhando no desenvolvimento de robôs para auxiliar em tarefas domésticas. A possível nova aposta da empresa vem após o cancelamento do ambicioso projeto de carros elétricos – que envolveu bilhões de dólares e uma década de pesquisas.

Entenda:

  • A Bloomberg reportou que a Apple está desenvolvendo robôs domésticos para auxiliar nas tarefas de casa;
  • A possível nova aposta vem após a empresa ter cancelado o projeto bilionário de carro elétrico, que permaneceu em andamento por uma década;
  • O projeto do robô ainda está em seus estágios iniciais, mas, de acordo com a reportagem, a Apple já está trabalhando em um robô capaz de seguir os usuários pela casa;
  • A empresa também teria desenvolvido um dispositivo de mesa que usa um robô para imitar movimentos de cabeça e focar em uma única pessoa em videochamadas em grupo;
  • Com o risco de que os clientes não estejam dispostos a pagar caro pela tecnologia, os executivos da Apple ainda estão debatendo se o projeto deve ou não ser levado adiante;
  • Boa parte da equipe que estava trabalhando no projeto do carro elétrico foi realocada para o desenvolvimento dos robôs.
(Imagem: Shutterstock/Summit Art Creations)

Na reportagem, a Bloomberg explica que o projeto do robô ainda está em seus estágios iniciais, mas a Apple já começou a trabalhar em um robô capaz de seguir os usuários pela casa e até desenvolveu um dispositivo de mesa que usa um robô para mover telas – cuja ideia é imitar os movimentos da cabeça e focar em uma única pessoa em videochamadas em grupo.

Leia mais:

Apple pode não seguir em frente com projeto de robôs domésticos

(Imagem: Vitória Gomez (gerado com IA)/Olhar Digital)

Apesar dos esforços com o novo projeto, a Apple estaria preocupada com a possibilidade de que as pessoas não estejam dispostas a pagar uma alta quantia pelos robôs – que, ao contrário dos smartphones, não são exatamente uma necessidade em nossas vidas. Por isso, os executivos da empresa ainda estão debatendo se devem ou não continuar com o desenvolvimento dos robôs.

As informações dizem que boa parte da equipe que estava envolvida no projeto do carro elétrico foi realocada para o desenvolvimento dos robôs, que está sendo conduzido pelas divisões de engenharia de hardware e de aprendizado de máquina.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.