Em Jacksonville, Flórida (EUA), um carro roubado foi recuperado pela polícia graças a um iPhone “esquecido” pelo ladrão dentro do veículo. A dona do automóvel foi assaltada no estacionamento de um hospital, e seus smartphone e carteira estavam no banco da frente.

Logo após o fato, a moça acionou a polícia e, a partir do aplicativo “Buscar” do iPhone, a polícia monitorou o caminho feito pelo carro em tempo real, informou o UOL.

publicidade

Leia mais:

Em certo momento da fuga, o ladrão foi parado por um policial e, após a chegada de reforço, ele foi preso e aguarda julgamento. Carro, iPhone e carteira voltara para a vítima.

publicidade

iPhone e o app Buscar

  • O Buscar é compatível com iPhone, iPad, Apple Watch, AirPods e AirTags;
  • Ele funciona desde que o dispositivo esteja ligado e conectado à internet;
  • A Apple diz que dispositivos recentes continuam emitindo a localização em tempo real mesmo com bateria fraca ou por até 24h após desligados;
  • Para acessá-lo faça o seguinte:
    • Abra o Buscar e vá em Dispositivos;
    • A plataforma mostrará informações da localização do dispositivo vinculado ao login Apple;
    • Clicando em itinerários, um mapa será exibido, com o tempo previsto para chegar ao endereço e sua respectiva distância em quilômetros;
    • É possível apagar as informações do aparelho remotamente.

É possível também usar as AirTags, dispositivo que vem sendo cada vez mais usado para encontrar veículos roubados nos EUA. Há cidades que estão dando elas para seus munícipes.

Ela tem o formato de um botão e se assemelha a um chaveiro, podendo encontrar chaves, carteiras, entre outros e, por ser discreto, tem sido armazenado em veículos.

publicidade

A bateria dura de seis meses a um ano e não há como desligá-lo, apenas o destruindo ou retirando a bateria. As AirTags não dependem de internet, mas, sim, dos iPhones que passam perto delas e retransmitem seu sinal.

Há outras tags similares no mercado, incluindo a Samsung Galaxy SmartTag, compatível com Android e funciona de forma idêntica às AirTags.