Uma das principais bandeiras de Elon Musk desde que comprou o Twitter, hoje X, o enfrentamento a robôs e perfis falsos voltou à tona nesta semana.

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A plataforma informou ter dado início a um processo de limpeza dentro do sistema. Desde a última quinta-feira (4), contas automatizadas e acusadas de spam começaram a ser deletadas sob a justificativa de que estariam cometendo atividades consideradas irregulares.

O anúncio foi feito no perfil oficial do próprio X na rede social:

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“Estamos iniciando hoje uma iniciativa significativa e proativa para eliminar contas que violem nossas regras contra manipulação de plataforma e spam”, começa o texto.

“Estamos lançando uma ampla ação para garantir que o X permaneça seguro e livre de bots. Como resultado, você poderá observar alterações na contagem de seguidores. Se sua conta for afetada inadvertidamente, informe-nos enviando uma apelação por meio deste formulário”, concluiu o X.

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O dono da rede social também comentou em sua conta que um “expurgo de bots e trolls” está em andamento.

Essa nova limpa contra os robôs ocorre pouco depois de o X nomear dois novos líderes para sua equipe de Segurança: Kylie McRoberts e Yale Cohen.

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A saga de Musk

  • Como disse, Musk tem essa luta contra os bots desde antes de comprar o então Twitter.
  • Em maio de 2022, por exemplo, ele ameaçou desistir do negócio justamente por causa dos perfis falsos.
Elon Musk
Imagem: Frederic Legrand – COMEO / Shutterstock
  • Agora, desde que assumiu o comando da empresa, no mês de outubro de 2022, Musk não conseguiu acabar com esses robôs.
  • Pelo contrário: alguns usuários relatam que a quantidade continua parecida – ou até aumentou.
  • Especialistas afirmam que os avanços na IA tornaram mais difícil controlar os spans.
  • Além disso, Musk promoveu uma série de cortes de empregos na equipe de Confiança e Segurança da rede social, chegando a ficar 10 meses sem um Chefe de Segurança.
  • Várias outras ações do excêntrico bilionário geraram críticas dentro da empresa e por parte dos usuários também.
  • Além da demissão de profissionais-chave em seus respectivos setores, a extinção do selo de verificação azul gratuito e a obrigatoriedade de assinatura do Twitter Blue levaram quase a um boicote contra a plataforma.

As informações são do Tech Crunch.

Um recuo de Musk?

Falando no Twitter Blue e na cobrança pelo selo de verificação, o X parece estar revendo alguns conceitos. Se ainda não voltou atrás, pelo menos parece ter flertado com a ideia.

Twitter Blue
(Imagem: The Bold Bureau / Shutterstock.com)

A plataforma passou, nos últimos dias, a recompensar usuários “influentes” com recursos premium gratuitos, incluindo os selos de verificação.

Não se sabe por quanto tempo as contas terão acesso aos recursos gratuitos, nem se será possível cancelar o serviço – mas a empresa já informou que o benefício pode ser revogado a qualquer momento por “critérios exclusivos”.

Você pode ler mais informações sobre esse assunto neste outro texto aqui do Olhar Digital.