Microsoft Edge vai permitir controlar quanto de memória RAM é usada no navegador

Por enquanto, o recurso se encontra disponível apenas no Edge Canary, em sua versão de testes para alguns usuários
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 05/04/2024 00h40
microsoft edge
Imagem: DANIEL CONSTANTE/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O navegador da Microsoft, o Edge, está ganhando novos recursos em uma atualização que chegará em breve. Entre eles, será possível limitar a quantidade de RAM que o browser utiliza. As informações são do site The Verge.

Leia mais:

Usuários do Edge que possuem acesso a testes antes da atualização ser lançada ao público geral já chegaram a compartilhar o recurso pelas redes sociais. Uma nova seção de configurações nas versões de teste do navegador mostram uma barra deslizante para que você possa limitar a quantidade de RAM que o Edge tem acesso.

O controle por barra deslizante de RAM parece ser um recurso sobretudo direcionado aos PC Gamers. Esta configuração vem aparecendo nas versões Canary do Edge, e na hora de usá-la, o Edge permite limitar a quantidade de RAM quando você está jogando um jogo de PC ou durante o uso do navegador em geral.

Daniel Constante/Shtterstock

Embora o controle deslizante permita escolher entre 1 GB e 16 GB em um sistema com 16 GB de RAM, a Microsoft alerta que “definir um limite baixo pode afetar a velocidade do navegador”. Ou seja, definir a barra para 1 GB de RAM como limite e abrir várias abas pesadas no Edge poderá fazê-lo travar ou funcionar com lentidão.

Data para que a atualização seja lançada ainda é incerta

  • Ainda não está claro quando a Microsoft lançará esse recurso; no momento, ele se encontra apenas para teste nas versões Canary do Edge.
  • A barra deslizante de RAM também está disponível na seção de fundamentos do navegador, que inclui o modo de eficiência de energia do Edge.
  • A Microsoft introduziu o modo de energia/desempenho para o Edge anos atrás para melhorar o uso de RAM, CPU e bateria do navegador.
Bing e Edge - Microsoft
Imagem: shutterstock/Primakov
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.