Qual foi o primeiro jogo em plataforma 3D?

Os fãs de games de hoje em dia talvez não conheçam os primórdios da indústria com os jogos 2D e a evolução e surgimento do primeiro jogo 3D
Por Renata Mendes Gonçalves, editado por Bruno Ignacio de Lima 06/04/2024 06h20
Super Nintendo primeiro com console a lançar jogo 3D
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Talvez seja difícil saber qual foi o primeiro jogo 3D da história, principalmente para quem está acostumado com os jogos da atualidade. Talvez não saiba como se deu a evolução no mundo dos games, que como em qualquer setor, a indústria de games também passou por uma série de aperfeiçoamentos.

Dessa forma, algumas informações se confundem e oficialmente fica mais difícil precisar os dados de início de algumas criações. Para isso, vamos fazer um breve histórico de lançamentos de jogos em plataforma 3D.

Leia também:

Imagem do Wolfenstein, primeiro jogo 3D

O primeiro jogo em 3D foi lançado em 1992 e chamava-se “Wolfenstein 3D”. Esse jogo revolucionou a indústria de jogos, permitindo aos jogadores experimentar um mundo virtual tridimensional pela primeira vez. 

Já o primeiro console a perseguir a ideia de gráficos 3D nos jogos foi o Super Nintendo em 1993. A Nintendo decidiu criar um chip próprio chamado Super FX que vinha dentro de cada cartucho de Star Fox. 

Os primeiros títulos a utilizarem a tecnologia ainda ficavam no chamado 2,5D, como Clockwork Knight, do Sega Saturn. O jogo trazia personagens em três dimensões.

Quando abordamos os dados oficiais, é necessário dizer que o primeiro jogo de mundo aberto 3D foi Hunter, lançado em 1991. O gênero de plataforma evoluiu e redefiniu padrões da indústria ao entrar na era das três dimensões.

Para não desagradar os fãs dos jogos de fliperama (arcades), não podemos deixar de mencionar a revolução que ocorreu com os jogos de carros de corrida no ano de 1992. Foi quando a Sega apreseJogo de corrida 3D Virtua Racing

Para não desagradar os fãs dos jogos de fliperama (arcades), não podemos deixar de mencionar a revolução que ocorreu com os jogos de carros de corrida no ano de 1992. Foi quando a Sega apresentou uma máquina com o jogo de corrida 3D Virtua Racing, que marcou a infância e adolescência (será que não os adultos?) de muita gente.

O que são jogos 3D

Os jogos de plataforma 3D são um subgênero de jogos de ação em que o objetivo principal é mover o personagem do jogador entre pontos num ambiente. Geralmente utilizam geometria tridimensional, com materiais e texturas renderizados na superfície de GameObjects para terem a aparência de ambientes, personagens e objetos sólidos que compõem o mundo do jogo. 

Os jogos de plataforma 3D podem ter diferenças entre si no que diz respeito aos objetivos. Por exemplo, “Cluster Truck” é um game de plataforma 3D com uma perspetiva em primeira pessoa. O objetivo do jogo é chegar do ponto A ao ponto B, o mais rápido possível e sem cair. 

Alguns exemplos de jogos de plataforma 3D são:

  • Um jogo com personagens em três dimensões, mas que ainda mantém a clássica jogabilidade em progressão lateral 2D
  • “A Hat in Time”, um jogo inspirado nos primeiros anos dos jogos de plataforma 3D
  • “Cluster Truck”, um jogo de plataforma 3D com uma perspetiva em primeira pessoa 


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Renata Mendes Gonçalves
Colaboração para o Olhar Digital

Renata Mendes é jornalista formada pela FIAM. Há 20 anos atua na área de Comunicação, desde os tempos da máquina de escrever até às plataformas digitais. Atualmente é colaboradora do Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.