O mercado brasileiro de elétricos parece estar animado com o hype dos EVs, ao menos é o que uma pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicou. Segundo dados, o acumulado do primeiro trimestre de 2024 emplacou 14.118 unidades de elétricos no país, uma participação de 2,9% do total, isso contra 19.277 unidades em todo ano de 2023. 

O que você precisa saber: 

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  • Isso significa que, apenas nos três primeiros meses de 2024, já estamos perto do total do ano anterior; 
  • A tendência, segundo a associação, é crescer ainda mais, já que mais marcas e modelos estão desembarcando no Brasil, com destaque para as chinesas; 
  • Apesar disso, claro, a preferência nacional permanece nos modelos flex: foram 78.158 unidades vendidas no trimestre, ou 78,1% da participação; 
  • Os híbridos respondem por 11.637 unidades (2,4%), híbridos plug-in por 10.320 (2,1%) e modelos a gasolina são 21.562 dos emplacados; 
  • Os diesel respondem por 10% (48.193 unidades).   

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Na produção total, passamos de 507,5 mil unidades no período de 2023 para 502,2 mil unidades neste primeiro trimestre de 2024 — uma sutil queda. 

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O primeiro trimestre registrou 401,1 mil unidades de automóveis e 101,1 mil unidades de comerciais leves. Enquanto os autos enfrentam uma queda de 3,7% em relação ao mesmo período de 2023, os comerciais aumentaram quase 11% — um reflexo da nova tendência de picapes do mercado brasileiro. A Fiat Strada, por exemplo, é um dos modelos mais vendidos.

Reflexo da eletrificação, a produção dos importados teve o crescimento mais significativo: foram 88.726 unidades emplacadas, um aumento de 40,4% comparado as 63.203 unidades de 2023. No total do mercado, são 483.988 unidades, ou 10,8% a mais que as 436.940 unidades do mesmo período de 2023.