Anéis de vórtice emitidos pelo monte Etna (Crédito: Giuseppe Tonzuso via Storyful)
Um dos vulcões mais ativos do mundo está chamando atenção na Itália. O Monte Etna, como é conhecido, localizado em uma ilha na costa leste da Sicília, está emitindo anéis de vórtice como nunca desde o dia 6 de abril, quebrando todos os recordes anteriores.
Para quem tem pressa:
A partir de imagens feitas por moradores que moram nas proximidades do vulcão, os pesquisadores apontaram que parece existiram gases sendo liberados na lateral do Monte Etna. Acredita-se que tenha ocorrido a abertura de uma nova cratera que está liberando o gás para a formação dos vórtices.
Apesar das emissões parecerem fumaça, os vórtices, na verdade, são formados por gases vulcânicos e vapor de água. Isso significa que eles são inofensivos e não necessariamente uma erupção está prestes a acontecer. O que tem chamado atenção é a quantidade de anéis de vórtice vulcânico que têm sido emitidos.
Nenhum vulcão na Terra produz tantos anéis de vapor como o Etna. Já sabemos disso há algum tempo. Mas agora está batendo todos os recordes anteriores.
Boris Behncke, vulcanologista, em resposta ao Telegraph
Leia mais:
As emissões de gases são incolores inicialmente, no entanto, quando o vapor d’água condensa ele assume uma cor esbranquiçada. O vapor sobe rapidamente devido à diferença de temperatura entre a atmosfera e as emissões, ao encontrar com o ar frio, ele se condensa e forma os anéis.
De acordo com uma pesquisa relatada pelo The New York Times, os anéis de vórtice vulcânico se formam de maneira semelhante a anéis de bolha formados por golfinhos debaixo da água ou anéis de fumaça enquanto alguém fuma. Depois que os gases são emitidos pelo vulcão, eles perdem velocidade e giram sobre si à medida que são expelidos.
Os pesquisadores não sabem ao certo o que acontece nos vulcões para formar os anéis, mas a forma da abertura da cratera influência na formação dos círculos de gás.
Os resultados mostram que a formação de anéis de vórtices vulcânicos requer uma combinação de liberação rápida de gás de bolhas de gás (lesmas) no topo do conduto de magma e regularidade no formato da abertura emissora.
Trecho do artigo
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de abril de 2024 16:57