O YouTube está tomando mais um passo para deixar os pais tranquilos quanto à atividade de seus filhos na plataforma.

A empresa anunciou que vai restringir a seção de comentários dos vídeos para o modo apenas leitura para crianças que usam a rede social no modo controle parental. Algumas opções restringem até a visualização dos comentários.

publicidade

Leia mais:

Restrição dos comentários para crianças no YouTube

A plataforma anunciou a novidade em e-mail enviado aos pais que supervisionam as contas do YouTube de uma criança, no modo controle parental.

publicidade

O comunicado reforçou que os vídeos são forma de aprendizado para algumas crianças, mas que vai restringir a interação com a seção de comentários para melhor a experiência dos mais novos. As medidas passam a valer “nas próximas semanas”.

publicidade
Informação foi divulgada em e-mails enviados aos pais (Imagem: Reprodução)

Modo controle parental

Atualmente, são três os modos de controle parental no YouTube. Em um deles, a seção inteira de comentários é restrita. Veja cada um:

  • O modo “Explore More” (ou “explorar mais”, em tradução livre) permite que as crianças assistam vídeos classificados na indicação etária de 13 anos. Nessa opção, os comentários ficarão visíveis, mas apenas para leitura;
  • O segundo modo é o “Most of YouTube” (“a maior parte do YouTube”). Ele é destinado para crianças mais velhas que podem acessar grande parte do conteúdo na plataforma, com exceção de vídeos com restrição de idade. Nessa opção, os comentários também ficarão disponíveis somente para leitura;
  • Nos dois casos, o chat de vídeos ao vivo também é desativado, até no modo leitura;
  • Já o terceiro modo de controle parental é o mais rígido. O “Explore” (ou “explorar”) é voltado para crianças a partir de nove anos, que já passaram da fase de usar o YouTube Kids, mas que ainda não estão prontas para tanta liberdade;
  • Nesse modo, os comentários são completamente restritos, não podendo nem ser visualizados.

publicidade
youtube
Imagem: monticello/Shutterstock

Proteções para crianças no YouTube

Como lembra o TechCrunch, as proteções para crianças no YouTube começaram e 2021 e, desde então, a plataforma vem criando modos para diversificar a abrangência do controle dos pais.

Em todos os casos, os responsáveis podem acessar as configurações e mudar o controle da conta de seus filhos, bem como ver a atividade deles.

No entanto, o acesso só vale para conteúdos assistidos no site ou no aplicativo do YouTube na conta da criança. Conteúdos assistidos por meio de outras plataformas, como vídeos incorporados em sites, não são restritos.