(Imagem: LittlePigPower/Shutterstock)
Prejudicada na China devido à ascensão da Huwaei e outras empresas locais e ações regulatórias pela guerra comercial do país com os EUA, a Apple focou sua produção de iPhones na Índia durante o último ano fiscal, dobrando seu investimento, conforme mostrou relatório divulgado pela Bloomberg. Segundo o portal, a big tech elevou a fabricação do celular no território em 14%, numa tentativa de diversificar sua cadeia de abastecimento.
O que você precisa saber:
Leia mais!
Apesar do foco na Índia, a China, claro, continua sendo um mercado crucial para a Apple, contudo, as vendas tiveram um início difícil este ano, reforçando ainda mais a necessidade da empresa de ser mais independente em relação ao país.
Um relatório da Counterpoint Research de março apontou que as vendas do iPhone na China caíram 24% nas primeiras seis semanas deste ano. A big tech enfrenta uma pesada concorrência com outros fornecedores de smartphones, com destaque para a Huawei.
Enquanto a Apple caiu, a chinesa mais que dobrou seu lucro em 2023 quando comparado a 2022: a Huawei relatou lucro líquido de US$ 12 bilhões (R$ 60,18 bilhões, na conversão direta), graças às vendas e portfólio de novos produtos. Já a receita saltou quase 10%, indo para US$ 97,4 bilhões (R$ 488,48 bilhões).
Não apenas a Huawei, a Xiaomi também superou a dona do iPhone em vendas na China em 2023. A concorrente local experimentou aumento de 28% nas vendas durante o Dia dos Solteiros, um festival de compras parecido com a Black Friday, só que com duas semanas de duração.
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de abril de 2024 14:45