A Meta finalmente confirmou, durante evento realizado na terça-feira (9) em Las Vegas, que o LLaMA 3, próxima geração de seu modelo de linguagem grande (LLM) usado para alimentar assistentes de IA generativos, está chegando. De acordo com Nick Clegg, presidente de assuntos globais da big tech, o LLM será lançado em maio, e terá código aberto. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O anúncio oficial confirma as informações de lançamento divulgadas recentemente pelo The Information e acrescenta novas, como a chegada de modelos diferentes; 
  • O LLaMA 3 será uma nova versão mais avançada do seu grande modelo de linguagem de IA, prometendo principalmente melhorias nas respostas às perguntas dos usuários; 
  • O antecessor LLaMA 2, que alimenta bots de bate-papo nas redes sociais, atualmente se recusa a responder algumas questões; 
  • O plano, acrescentou o diretor de produtos da Meta, Chris Cox, será alimentar vários produtos da Meta com a versão atualizada e mais potente. 

Leia mais! 

No próximo mês, na verdade menos, esperamos que em um período muito curto de tempo, começaremos a lançar nosso novo conjunto de modelos de base de próxima geração, Llama 3. Haverá uma série de modelos diferentes com capacidades e versatilidades diferentes [lançados] ao longo deste ano, começando muito em breve. 

Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta.

Pega de surpresa pelo lançamento do ChatGPT, da OpenAI, há pouco mais de um ano, a Meta e outras empresas de tecnologia tem tentado alcançar a startup no que diz respeito a inteligência artificial. 

publicidade

Na pressa, no entanto, as versões anteriores do LLaMA foram muito criticadas por usuários, que as apontaram como limitadas — isso sem mencionar que a primeira versão do Llama não foi lançada ao público, mas vazada. 

De acordo com o TechCrunch, espera-se que o Llama 3, que tem um alcance maior do que os seus antecessores, aborde esta e outras questões. O objetivo é que o novo produto atraia mais usuários, tornando-se um concorrente a altura do Gemini, do Google, por exemplo. 

publicidade

Nosso objetivo ao longo do tempo é fazer com que uma Meta AI alimentada por Llama seja o assistente mais útil do mundo. Ainda falta muito trabalho para chegar lá. 

Joelle Pineau, vice-presidente de pesquisa de IA da Meta.

Apesar da confirmação de lançamento, a Meta não divulgou o tamanho dos parâmetros que utilizará no Llama 3, nem ofereceu demonstrações de como funcionará. No entanto, acredita-se que ele tenha cerca de 140 bilhões de parâmetros, em comparação com 70 bilhões do seu atual maior modelo, LLaMA 2.