Para quem tem medo de viajar de avião todos os momentos (antes, durante e depois) são tensos, mas em geral, o pouso e a decolagem de aviões são os períodos mais apreensivos, ou emocionantes dos voos. Já parou para pensar no que acontece durante estes períodos dentro do avião?

Vamos responder algumas perguntas que se referem especificamente às etapas de pouso e decolagem de aviões. Saiba de antemão que quanto mais você conhece sobre os procedimentos de voo, mais provável que se sinta mais seguro dentro da aeronave. 

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Cintos afivelados para pouso e decolagem de aviões

Os pousos e decolagens de aviões são sempre feitos contra o vento. Isso porque, ao correr contra o vento, aumenta-se a sustentação das aeronaves, o que torna as operações mais seguras. 

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A decolagem é a fase inicial do voo de um avião, em que o veículo adquire a velocidade necessária para obter a sustentação para alçar voo. A decolagem é a fase em que geralmente se utiliza a maior potência dos motores. Um avião comercial decola a uma velocidade aproximada de 250 a 300 km/h. 

5 situações que  acontecem durante pouso e decolagem de aviões

Avião convertido da Embraer, E190F, pousando
(Imagem: Embraer)

1- Por que o piloto avisa quando chega a 10 mil pés após a decolagem ou antes do pouso?

Os pilotos fazem esse aviso para que a tripulação saiba que pode entrar em contato com eles, pois antes de 10 mil pés, a cabine de comando é estéril. Até este momento, é chamado de cockpit estéril (do termo em inglês sterile cockpit), ous seja, sem contaminação nenhuma para que os pilotos tenham uma maior concentração. Além disso, também para que liberem o uso de aparelhos eletrônicos.

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O mesmo ocorre durante a descida, que quando atravessa a barreira de 10 mil pés, interrompe-se a comunicação com os pilotos por segurança.

O aviso é feito pelo sistema de som, numa mensagem como “Tripulação, dez mil pés” ou algo semelhante. Ou, dependendo da empresa aérea, é feito apenas através de algum código sonoro, como a repetição seguida do som de aviso dos cintos de segurança. 

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Abaixo de 10 mil pés, a carga de trabalho dos pilotos está mais pesada, então eles avisam os comissários quando estão cruzando dez mil pés para avisar que a partir daquela altitude, se eles precisarem entrar em contato com os pilotos, está liberado. Mas abaixo de dez mil pés, eles estão autorizados a entrar em contato com os pilotos em caso de emergência.

A altitude de voo típica de um avião comercial varia de aproximadamente 9.000 a 12.000 metros, ou 30.000 a 40.000 pés. Essa altitude é ideal para a eficiência e o desempenho do avião, proporcionando um ambiente mais favorável para a aerodinâmica e reduzindo a resistência do ar.

2- Por que tem que abrir a janela (persiana) do avião na decolagem?

Os comissários de bordo pedem para abrir as persianas das janelas do avião durante a decolagem e o pouso para que possam avaliar quaisquer perigos externos. 

A tripulação precisa ver partes estratégicas do avião para avaliar uma emergência. Por exemplo, se houver fogo próximo a uma saída, essa saída não poderá ser aberta. 

As equipes de emergência, como os bombeiros, também preferem as persianas das janelas abertas para que possam ver imediatamente se há fogo a bordo. 

As janelas arredondadas ou ovais disseminam melhor as pressões interna e externa e justamente por não possuírem extremidades, não oferecem grandes riscos. 

3- Por que o encosto das poltronas deve estar na vertical durante o pouso e a decolagem?

Passageiros em suas poltronas para pouso e decolagem de aviões

O encosto das poltronas deve estar na vertical durante o pouso e a decolagem para permitir uma evacuação rápida em caso de emergência. 

Durante a decolagem e o pouso, ocorrem a maioria dos acidentes, e o tempo de reação da tripulação é muito curto para dar instruções. 

As poltronas dos aviões são a maior proteção para os passageiros em caso de acidente. Se a cadeira estiver inclinada, a pessoa será arremessada para trás e poderá atingir o passageiro que estiver atrás dela. 

Outro motivo para manter o encosto das poltronas na vertical é a segurança. Em uma desaceleração brusca, o corpo é projetado para a frente e pode causar ferimentos se colidir com a mesa. Além disso, em caso de evacuação forçada, a mesa pode ser um grande obstáculo para os passageiros deixarem o avião rapidamente, por isso precisam estar fechadas e travadas para pousos e decolagens. O procedimento faz parte das normas de segurança internacionais e, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

4- Por que celulares devem ser colocados em modo avião ou desligados durante o pouso e a decolagem?

Os celulares devem ser colocados em modo avião ou desligados durante o pouso e a decolagem porque as conexões de ondas eletromagnéticas (ou “ondas de rádio”) que utilizam podem afetar os equipamentos de alguns aviões. 

Além disso, as tentativas de conexão do celular com as torres de transmissão durante o voo podem causar interferências nos aparelhos de navegação do avião. 

As regulamentações variam entre companhias aéreas e países. Algumas permitem o uso de dispositivos eletrônicos durante todo o voo, enquanto outras restringem apenas durante decolagem e pouso. 

As normas de uso do aparelho são todas regulamentadas pela ANAC.

5- Por que crianças e idosos não podem sentar na saída de emergência?

Assentos em saída de emergência para pouso e decolagem de aviões

De acordo com o RBAC 135 da ANAC, para ocupar os assentos de saída de emergência, é necessário ter entre 15 a 60 anos, não estar grávida, não estar com criança de colo e não ter nenhuma incapacidade física, visual, auditiva ou mental. 

Além disso, os passageiros devem ter mobilidade e força suficiente para manusear a porta, ser fluentes em inglês ou no idioma do país da companhia, poder comunicar-se oralmente com os demais passageiros e com a tripulação e não estar acompanhando pessoas com necessidades especiais ou dificuldade de locomoção. 

Os assentos nas saídas de emergência são lugares de serviço e não podem ser vendidos para qualquer consumidor, como crianças, idosos e pessoas com deficiências.