O Lago Tulare intriga os cientistas. Localizado no Vale de San Joaquin, na Califórnia, ele é conhecido como lago “fantasma” por desaparecer e ressurgir com o passar do tempo. E isso acaba de acontecer de novo. Após 130 anos de ausência, o espaço reapareceu no ano passado. Agora, no entanto, não sobrou nada mais uma vez.

Leia mais

publicidade
Ressurgimento das águas, no ano passado, destruiu áreas de terras agrícolas e propriedades (Imagem: Jason Taylor AG/Shutterstock)

Lago “fantasma”

O Lago Tulare já foi o maior lago a oeste do Rio Mississippi, mantendo uma vasta qualidade de água que se estende por mais de 160 quilômetros de comprimento e 48 quilômetros (30 milhas) de largura.

Conhecido como Pa’ashi para a tribo indígena Tachi Yokut, ele serviu como um local tradicional de caça e pesca por séculos. O cenário mudou drasticamente no século XIX, quando o estado da Califórnia realizou uma série de grilagem de terras e colocou a região sob propriedade privada nas décadas de 1850 e 1860.

publicidade

O lago foi drenado e transformado em terras agrícolas aráveis. Na década de 1890, desapareceu totalmente. Mas suas águas reapareceram brevemente diversas vezes ao longo do século passado, o que deu a ele a reputação de lago “fantasma”.

No início da primavera de 2023, o lago ressurgiu mais uma vez. O corpo de água é alimentado pelas montanhas de Sierra Nevada, que foram atingidas por várias tempestades de neve no inverno de 2023, causando uma inundação de água no Vale de San Joaquin.

publicidade

A subida das águas destruiu áreas de terras agrícolas e propriedades, mas possibilitou o retorno da vida selvagem nativa, além de representar a volta do lago ancestral dos Tachi Yokut. Eles puderam voltar a praticar suas práticas tradicionais de caça e pesca no local. As informações são do IFLScience.

Mapa mostra ressurgimento do lago em questão de semanas no ano passado (Imagem: NASA Earth Observatory usando dados Landsat do Serviço Geológico dos EUA e dados MODIS da NASA EOSDIS LANCE e GIBS/Worldview)

Efeito cíclico

  • Poucas semanas depois, entretanto, o lago voltou a desaparecer.
  • Segundo cientistas da Northeastern University, dos Estados Unidos, ele provavelmente reaparecerá o futuro.
  • Isso deve acontecer em função das mudanças climáticas, que afetam o clima sobre as montanhas de Sierra Nevada, causando inundações.
  • Dessa forma, é possível afirmar que este está se tornando um efeito cíclico.
  • Mas não se pode deixar de lado a influência da atividade humana neste processo.
  • Os pesquisadores destacam que a região sempre foi formada por lagos e pântanos, e que a criação de terras agrícolas aráveis é muito recente.