A antiga cidade de Aegae, na Macedônia, esconde segredos históricos. Um deles é uma impressionante tumba antiga descoberta durante a construção de um novo sistema de esgoto. Pesquisadores acreditam que a tumba do século III a.C. (Antes de Cristo) era de um nobre local e sua esposa.

Leia mais:

publicidade

A descoberta da tumba

Os pesquisadores encontraram uma tumba com fachada simples e uma porta fechada por uma pilha de pedras. Ao entrar, eles descobriram um espaço com cerca de 3,6 por 2,7 metros, decorado com faixas douradas pintadas.

A descoberta da tumba foi confirmada por Angeliki Kottaridis, Superintendente Honorária de Antiguidades na Macedônia. A especialista declarou que o túmulo foi descoberto durante a obra da nova rede de esgotos em Aegae, na Macedônia Central.

publicidade

A escavação (da obra) parou imediatamente (…) Foi feita uma operação para preservar a fachada e depois abrimos o suficiente para poder entrar (na tumba)“, explicou, segundo informações da mídia local.

Imagem: Angeliki Kottaridis

Segundo Kottaridis, o túmulo parece uma sepultura de pessoas importantes. O homem, por exemplo, foi enterrado com um escudo “reforçado com peças de ferro”, bem como uma série de armas bem preservadas “que mostram a marca de um artesanato superior”.

publicidade

A fachada da tumba parece ter sido concluída em duas fases, uma para ele e outra para uma mulher, provavelmente sua esposa, também encontrada no mesmo local. Ela foi sepultada com vários bens, incluindo colares e uma coroa dourada.

A cidade de Aegae

  • Aegae, a capital original da Macedônia, é conhecida por ser uma cidade de sepultamentos da realeza.
  • O local desempenhou um papel importante na história antiga.
  • Foi lá, em 336 AEC, que Filipe II da Macedônia foi assassinado, abrindo caminho para que seu filho Alexandre, o Grande, se tornasse rei (Via: ATI).
  • Muitos parentes de Alexandre, o Grande, também estão enterrados lá.
  • Um elaborado local chamado “Grande Tumulus”, também em Aegae, contém os restos mortais do pai do conquistador, de seu meio-irmão e de seu filho.