O gelo pode realmente queimar a nossa pele? Veja o que dizem os médicos

Influenciadores se queimaram ao participar de um desafio que consistia em mergulhar os pés em um balde de gelo; entenda o que aconteceu
Por Bob Furuya, editado por Gabriel Sérvio 11/04/2024 19h34, atualizada em 03/05/2024 18h25
shutterstock_1264103746-1
Imagem: Yeti studio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O gelo pode queimar? Você talvez tenha lido algo a respeito nos últimos dias. Ou até tenha visto esse vídeo aqui. Essas são cenas do reality show “N1 Influencers”, produzido para a internet pelo cantor de brega funk Anderson Neiff, no Recife.

Durante a atividade, a cantora MC Thammy e os influenciadores Teus Neiff e Artur Braz ficaram 15 minutos com os pés em um balde cheio de gelo e com sal grosso e foram parar no hospital com queimaduras de primeiro e segundo grau.

O caso ocorreu no último sábado (6). Confira abaixo o que aconteceu.

Leia mais

Imagem: Reprodução/Instagram

O que são queimaduras?

  • Antes de tudo, é preciso explicar que a queimadura é toda lesão na nossa pele causada pelo contato direto com uma fonte de calor ou frio.
  • E essa fonte pode ser química, térmica ou mesmo elétrica. Ou seja, o gelo queima, sim, os nossos tecidos.
  • Vale destacar também que toda queimadura é, na verdade, uma grande inflamação.
  • Quando o gelo entra em contato direto com a nossa pele, a baixa temperatura pode romper nossas células.
  • Esse rompimento leva a um processo inflamatório.
  • No caso dos influencers, o uso do sal intensificou a ação inflamatória.
Imagem: Stone36/Shutterstock

Palavra de especialistas

O G1 conversou com alguns médicos sobre o assunto, que também alertaram sobre os perigos das queimaduras geradas por baixas temperaturas. Segundo os especialistas, esse tipo de queimadura não pode ser subestimado. Pode até não parecer nada tão grave inicialmente, mas o quadro pode ficar sério caso não seja tratado adequadamente.

O cirurgião vascular Armando Lobato, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), pontua que esse tipo de queimadura pode desencadear uma resposta inflamatória no corpo:

“A inflamação pode estreitar os vasos sanguíneos e aumentar a viscosidade do sangue, dificultando o fluxo sanguíneo para a área afetada”, explicou.

Quanto mais profunda for a queimadura, maior o risco de feridas e até de necrose, que é quando o tecido morre devido à falta de oxigênio e nutrientes. Em caso de queimadura com gelo, a recomendação é tentar aquecer o local lentamente. Nunca esfregue o ferimento, busque cobrir a área, e, em caso de lesão grave, procure um médico.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.