A Amazon decidiu cortar benefícios pagos para desenvolvedores de habilidades para a Alexa. A empresa confirmou ao Engadget na última quarta-feira (10) que o programa Alexa Developer Rewards chega ao fim no final de junho.

Leia mais:

publicidade

Um segundo programa, que vai garantir recompensas aos desenvolvedores por usarem Amazon Web Services como backend para seus aplicativos Alexa, será concluído durante esse mesmo período.

Com o surgimento da IA generativa, a Amazon indica não estar mais focada em investir em aplicativos de terceiros (que trazem habilidades específicas para a Alexa), e dessa forma, os desenvolvedores que ganhavam da empresa por criar tais softwares não terão mais esse benefício.

publicidade
Imagem: Sasha Bulletti/Shutterstock

Esta paralisação de ambos os programas de pagamento está alinhada com os cortes mais amplos da Amazon em torno da Alexa. Paralelamente aos planos de turbinar a Alexa com IA, no ano passado, a Amazon demitiu centenas de trabalhadores em sua divisão da Alexa.

A Amazon descreveu a mudança como um caso de descontinuação de um projeto antigo que havia chegado ao fim.

publicidade

“Esses são programas mais antigos lançados em 2017 como uma forma de ajudar os desenvolvedores mais novos interessados em desenvolver habilidades a acelerar seu progresso”, escreveu um porta-voz da empresa.

“Hoje, existem mais de 160.000 habilidades disponíveis para clientes, uma comunidade de desenvolvedores Alexa bem estabelecida e novas ferramentas desenvolvidas por LLM que ajudarão os desenvolvedores a construir novas experiências para Alexa. Esses programas mais antigos simplesmente seguiram seu curso, então decidimos encerrá-los”, completou.

Desenvolvedores ainda terão como faturar

  • O programa Alexa Developer Rewards foi criado para incentivar desenvolvedores a criar habilidades de alta qualidade para o assistente.
  • A Amazon diz que o programa foi lançado quando os desenvolvedores ainda estavam aprendendo a criar aplicativos de voz e foi projetado para ajudá-los a começar.
  • Os desenvolvedores ainda serão pagos por compras que adquiram aplicativos de habilidades da Alexa que eles criaram.
Alexa
(Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com)