O F-16 é um caça que foi lançado há 50 anos e ainda hoje é o mais popular do mundo. Para se ter uma ideia, desde os primeiros voos, em 1976, o modelo foi utilizado em mais de 25 países. Mas a pergunta é? Você conhece esse avião? Continue a leitura e confira os detalhes sobre ele.

Leia mais:

publicidade

O que é o F-16?

Desenvolvido pelos Estados Unidos na década de 1970, o F-16 é um caça de combate, compacto e que possui múltiplas funções. Com um sistema fortificado de armas de altíssimo desempenho, a aeronave já foi utilizada em diversos combates.

Dentre eles estão os conflitos americanos no Afeganistão, Kosovo, Iraque e também em missões de defesa nacional no espaço aéreo dos EUA. Vale ressaltar que ele segue em constante aperfeiçoamento.

publicidade

Características do F-16

F-16 decolando
Imagem: Divulgação Força Aérea dos EUA/Master Sgt. Val Gempis

O F-16 tem potencial para localizar alvos em qualquer condição climática, podendo inclusive detectar aviões que estejam fazendo voos baixos em meio à interferência do radar no solo.

Com o seu canhão de 20 mm e 500 cartuchos, munição convencional ar-ar e ar-solo, ele pode fazer o lançamento de suas armas de maneira muito precisa. Isso voando a cerca de 860 quilômetros por hora. Em relação aos mísseis, ele tem 6 ar-ar ou ar-solo. Outra capacidade é se defender de ataques de aeronaves inimigas e retornar ao ponto de partida.

publicidade

Mas em termos de velocidade ele pode ir além, atingindo mais de 1.235 quilômetros por hora, sendo assim, um caça supersônico. O F-16 também é equipado com a ciência aeroespacial avançada, o que proporciona a sua versatilidade e leveza. Falando nisso, o seu peso vazio chega a cerca de 8.940 kg.

Para se ter uma ideia, com sua capacidade máxima de combustível interno, ele suporta até nove vezes a força da gravidade, algo que vai além do que os outros caças atuais conseguem. Além disso, o seu raio de ação sem abastecimento é de 860 km.

publicidade

A cabine do piloto

A cabine e o dossel possuem formato de bolha, o que faz com que o piloto consiga ter uma visão desobstruída para frente e para cima, e uma visão ainda melhor para os lados e para trás. Além disso, o ângulo do encosto do banco tem amplitude de 30 graus, o que aumenta o conforto e também o quanto dá para suportar em relação à gravidade.

Outro detalhe de destaque é o sistema “fly-by-wire”, que garante um ótimo controle de voo. E substituindo os cabos e controles de ligação, há os fios elétricos que transmitem os comandos. E tem mais: há um controlador lateral que permite um controle fácil e preciso do avião enquanto são realizadas as manobras de combate.

Sistemas aviônicos

F-16 visto de cima
Imagem: Divulgação Força Aérea dos EUA/Tech. Sgt. Matthew Lotz

Além de ter espaço na fuselagem para sistemas aviônicos adicionais, o F-16 ainda possui sistemas de posicionamento global e navegação inercial avançados, ou EGI, que servem para que os computadores possam fornecer informações de direção ao piloto.

Ele ainda conta com um sistema de alerta e cápsulas modulares de contramedidas para serem usadas contra ameaças aéreas ou da superfície. A aeronave também tem rádios UHF e VHF, além de um sistema de pouso por instrumentos.

Fabricação, preço e quantos estão ativos

O F-16 é fabricado pela empreiteira de defesa dos EUA Lockheed Martin e por empresas na Holanda, Noruega, Bélgica e Dinamarca. O seu preço pode chegar a US$ 63 milhões (R$ 312 milhões).

Levando em conta a Força Aérea e a Marinha dos EUA, atualmente há cerca de 3 mil caças ativos no serviço militar do mundo inteiro.