Os pneus mais largos tem mais área de contato com o asfalto, isso é claro. Essa característica também oferece maior dirigibilidade, porém será que esse tipo de pneu só traz vantagens? Para os amantes dos automóveis, esse é um texto interessante, pois vamos falar sobre como o pneu mais largo se comporta durante um trajeto cheio de água na pista, como naquela viagem no meio de uma chuva torrencial.

Além disso, qual a influência desse pneu no consumo, será que existe alguma? Você leitor do Olhar Digital fica por dentro de tudo por aqui, e de quebra, ainda leva algumas dicas para conduzir o seu carro de forma segura, faça chuva ou faça sol.

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Pneus mais largos aumentam o consumo além de favorecer aquaplanagem (Freepik)

O que é aquaplanagem?

A aquaplanagem representa uma das situações mais perigosas para os motoristas ao conduzirem seus veículos, sendo uma das principais causas de acidentes em pistas molhadas. Durante esse fenômeno, os pneus perdem o contato com o solo devido ao acúmulo de água na pista, resultando na perda de controle do veículo.

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A aquaplanagem, também conhecida como hidroplanagem, é um fenômeno que ocorre quando um veículo passa sobre uma superfície molhada, como uma estrada ou pista, e perde o contato com o solo devido à presença de uma fina camada de água entre os pneus e a pista.

Esse fenômeno pode acontecer em condições de chuva intensa ou em superfícies molhadas devido ao derretimento da neve ou gelo. Quando o veículo se desloca sobre essa camada de água, os pneus não conseguem drenar a água com rapidez suficiente, resultando na perda de aderência e controle do veículo.

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A aquaplanagem é mais comum em estradas planas e bem pavimentadas, onde o escoamento da água é deficiente, e pode ser agravada pela velocidade excessiva do veículo. É uma situação perigosa que pode levar a acidentes graves, portanto, os motoristas devem reduzir a velocidade e tomar medidas de precaução ao dirigir em condições de chuva ou superfícies molhadas.

Peso do veículo também pode influenciar na aquaplanagem (Freepik)

A aquaplanagem pode ocorrer tanto em linha reta quanto em curvas, sendo especialmente perigosa durante manobras curvas. Isso ocorre porque o veículo pode perder o controle e se deslocar para fora da trajetória planejada devido à inércia.

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A causa da aquaplanagem está relacionada ao acúmulo de água na pista, que faz com que as bandas de rodagem dos pneus não consigam drenar o excesso de água adequadamente. Isso resulta na perda de aderência entre a borracha dos pneus e o solo, levando à perda de controle do veículo.

Essa falha no escoamento da água é frequentemente causada pelo desgaste dos sulcos e ranhuras dos pneus. À medida que a banda de rodagem se desgasta, a capacidade dos pneus de drenar a água é comprometida. Além disso, o desenho e a largura da banda de rodagem também podem influenciar no escoamento da água, podendo favorecer ou prejudicar a ocorrência da aquaplanagem.

Pneus mais largos favorecem aquaplanagem

É importante destacar que quanto mais largos os pneus, maior é a probabilidade de ocorrer aquaplanagem. Isso ocorre porque, com uma maior área de contato entre a superfície do pneu e a água, há uma distribuição de peso do veículo sobre o pneu mais ampla, resultando em uma redução do poder de penetração dos sulcos do pneu na água.

Desenho dos pneus também é fator importante para o seu desempenho no asfalto molhado (Freepik)

Além disso, se os pneus estiverem com pouca pressão (baixa calibração), também aumenta a chance de ocorrer aquaplanagem, pois uma pressão inadequada pode comprometer a capacidade dos sulcos do pneu de drenar a água de forma eficaz, resultando em uma menor aderência e controle do veículo sobre a superfície molhada da estrada.

Em estradas molhadas, a distância de frenagem do veículo aumenta consideravelmente. Portanto, a melhor maneira de evitar a aquaplanagem é reduzir a velocidade.

Uma recomendação é diminuir a aceleração para cerca da metade da velocidade indicada para a via, especialmente em áreas com acúmulo significativo de água. No entanto, a eficácia dessa medida depende de diversos fatores, que são explicados a seguir.

É aconselhável equipar o veículo com um conjunto de pneus que apresentem uma banda de rodagem assimétrica. Este tipo de desenho ajuda a melhorar o escoamento da água e aumenta a aderência do pneu à pista, reduzindo assim o risco de aquaplanagem.

Além da água, dirigir na neve também pode ser desafiador (Freepik)

Os desenhos da banda de rodagem dos pneus são projetados para facilitar a drenagem da água, reduzindo assim os riscos de perda de aderência em superfícies molhadas.

É importante verificar se há desgaste significativo na banda de rodagem dos pneus e se os sulcos estão com pouca profundidade, pois isso pode reduzir a capacidade de drenagem de água dos pneus.

Além disso, é essencial manter a calibragem correta dos pneus, pois uma pressão 30% abaixo do recomendado aumenta significativamente o risco de aquaplanagem.

No caso de perceber que o veículo perdeu aderência ao passar por uma poça d’água ou superfície molhada, é importante agir com cautela. Evite acionar totalmente o freio, pare de acelerar e segure firmemente o volante. Tente manter o controle sobre o veículo até que ele recupere a aderência e o equilíbrio.

O que fazer se o carro entrar em aquaplanagem?

É verdade, manter a calma é crucial nessas situações para evitar danos maiores. Durante o breve período em que o veículo perde o atrito com o solo, qualquer movimento brusco no volante pode resultar em uma guinada perigosa quando o veículo recuperar a aderência. Isso ocorre porque as rodas tendem a seguir a direção em que foram esterçadas, o que pode levar a uma perda de controle do veículo.

É importante ressaltar que a aquaplanagem não é o único momento em que o veículo pode perder o controle devido a interferências externas na pista, como lama ou óleo.

carro em pista molhada aquaplanagem
Reprodução: Basil Minhaj/Unsplash

Aqui estão algumas dicas sobre como agir corretamente nessas situações:

  • Mantenha a calma e evite movimentos bruscos no volante;
  • Pare de acelerar e evite frear bruscamente;
  • Mantenha o volante firme e apontado na direção em que deseja ir;
  • Gradualmente, aplique uma leve pressão no freio para ajudar a estabilizar o veículo, se necessário;
  • Assim que o veículo recuperar o atrito com o solo, retome o controle com cuidado e retome a velocidade de forma gradual.

Se possível, evite áreas com acumulação de água na pista e mantenha uma distância segura em relação aos veículos à sua frente. Esteja sempre atento às condições da estrada e às possíveis interferências que possam afetar a dirigibilidade do seu veículo.