Brasileiros gastaram R$ 1,7 bilhões em aplicativos em 2023

No total, foram 10,2 bilhões de aplicativos baixados em 2023, o que coloca o Brasil como o quarto país do mundo com mais downloads
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 14/04/2024 09h37
aplicativos-1-1200x1080.png
Imagem feita com inteligência Artificial. Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os brasileiros têm usado cada vez mais aplicativos para celulares (e desembolsado mais por isso). Em 2023, US$ 1,7 bilhão foram gastos pelos usuários do país, refletindo um incremento de 26,2% em relação ao período anterior e colocando o Brasil no 11º posto global neste quesito.

Leia mais

Quarto país do mundo com mais downloads de aplicativos

Em termos de receita, os apps geraram US$ 4,5 bilhões no Brasil no ano passado, com destaque para a categoria de entretenimento (13,4% deste montante) que cresceu cerca de 7% ante 2022, e a de e-commerce (13,11%), que aumentou 13,2% em relação ao período anterior. Os dados fazem parte da Análise Mobile 2024, levantamento realizado pela Rocket Lab em parceria com o Statista.‌

O relatório também revela que o Brasil se manteve em 4º lugar em número de downloads de apps, com 10,2 bilhões em 2023 contra 10 bilhões no período anterior. Em relação às categorias, a de entretenimento também se destacou, com 830 milhões de downloads, seguida pela de fintechs, com 429,3 milhões.

‌Mesmo diante de uma lenta retomada do crescimento da economia brasileira, a indústria de aplicativos móveis mostrou sinais positivos em 2023. Os dados trazidos pelo relatório comprovam que os usuários estão gastando mais com aplicativos, espelhando o fortalecimento da confiança dos consumidores brasileiros neste canal, bem como das empresas que estão investindo mais em publicidade digital em mobile.

Bruno Ferreira, head de Vendas na Rocket Lab no Brasil

O documento ainda aponta que as conexões de telefonia celular somaram 221 milhões no país, superando a população brasileira de 215,3 milhões registrada pelo Censo de 2022. Os dados mostram que 97,1% da população brasileira têm acesso à internet pelo celular e gastam pouco mais de cinco horas diárias navegando.

O que é giftcard
Brasileiros estão entre os que mais gastam com aplicativos no mundo (Imagem: fizkes/Shutterstock)

P‌‌ublicidade digital

  • Os investimentos em publicidade digital atingiram US$ 362 bilhões em 2023, aumento de 7,5% em relação ao ano anterior.
  • Este cenário está transformando a experiência dos usuários com as marcas no cenário mobile, aponta o relatório.
  • Os aplicativos desempenham papel importante na ampliação do alcance e participação das marcas no mercado, bem como no conhecimento e estreitamento do relacionamento com as audiências.
  • A expectativa para 2024 é de um foco contínuo na personalização, inovação tecnológica e eficiência do marketing, com um leque ainda maior de oportunidades para marcas e desenvolvedores.‌
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.