O Zoom ficou mais de 10 anos sem receber mudanças significativas em seu software de reuniões, mas isso está mudando. A empresa ouviu feedbacks de usuários sobre a necessidade de renovar seus recursos e, em breve, será turbinado por inteligência artificial em uma reformulação completa do programa. As informações são do site ZDNet.

Leia mais:

publicidade

Nesta semana, ficará disponível para todos os usuários o Zoom Workplace, a plataforma de colaboração baseada em IA anunciada há algumas semanas. Uma reformulação que atualiza quase todos os aspectos do aplicativo.

“O Zoom Workplace oferece uma experiência alimentada por IA que estimula a produtividade e a colaboração para ajudar as equipes a aproveitar ao máximo seu tempo”, disse Smita Hashim, diretora de produtos da Zoom, em comunicado.

publicidade

A interface do programa terá novas opções de personalização. Os usuários podem escolher entre quatro temas de cores, além do fundo cinza básico que atualmente fica atrás das telas de vídeo. O organizador da chamada pode adicionar diferentes planos de fundo para a reunião que proporcionam uma experiência mais envolvente.

Outra novidade traz uma espécie de “palco” nas reuniões online. Ou seja, os demais participantes da chamada são colocados embaixo, enquanto quem conduz a reunião fica em destaque, acima, como pode ser visto abaixo. Esta abordagem visa promover uma melhor discussão entre os participantes.

publicidade
Imagem: Divulgação/Zoom

Também será possível compartilhar e importar documentos de terceiros e coeditar texto durante reuniões, recursos similares ao já popular compartilhamento de tela. Os usuários também podem personalizar a barra de ferramentas na parte inferior da tela para manter apenas seus recursos preferidos.

Interações aprimoradas por inteligência artificial

  • Foram introduzidos novos recursos para ajudar os usuários a interagir melhor com os outros participantes da chamada.
  • O novo recurso de iluminação de retrato usa IA para iluminar o rosto do usuário em condições de pouca iluminação, enquanto escurece o fundo.
  • Há ainda o recurso de isolamento de áudio personalizado, que suprime o ruído de fundo e ajuda as vozes dos usuários a soarem claras em reuniões em ambientes barulhentos, como um escritório movimentado ou uma cafeteria.
  • Por fim, a nova ferramenta de reações dinâmicas permite que os usuários exibam expressões de emoji aprimoradas, maiores e mais presentes do que no passado.

Foram implementados novos recursos de colaboração, entre eles, uma nova guia “reuniões”, onde os usuários podem encontrar todas as informações necessárias para suas reuniões, incluindo ativos como PDFs ou vídeos.

publicidade

Ao final de uma chamada, a função o Hub Meeting Event reúne tudo o que foi compartilhado na reunião, incluindo documentos, resumos complementares de IA, gravações e bate-papos.

O bate-papo contínuo da reunião compartilha automaticamente uma recapitulação da reunião no bate-papo da equipe. A guia Team Chat, localizada ao lado da guia “reuniões”, ajuda os usuários a acessar todos os recursos relacionados ao chat.

O Team Chat também incluirá novos recursos generativos de IA no Zoom AI Companion, como um resumo do tópico para acompanhar rapidamente as mensagens enviadas, conclusão de frases para escrever novas mensagens e um agendamento rápido que permite a qualquer usuário, durante a chamada, agendar em segundos uma reunião futura.

Para acessar o Zoom Workplace, a empresa afirma que proprietários e usuários de contas podem atualizar seu aplicativo Zoom para a versão 6.0.0 ou baixar a atualização no site oficial do software.

O Zoom AI Companion está incluído sem custo adicional para clientes com serviços pagos atribuídos às suas contas de usuário Zoom. Ou seja, quem usa o Zoom gratuitamente, não deve ter acesso aos recursos de IA.