Nos últimos anos, a Microsoft tenta, a todo custo, inserir anúncios no Windows 11 – até em softwares de terceiros. Agora, parece que isso finalmente se tornará realidade.

Participantes do programa Insider Preview receberam o update 22635.3495 (KB5037000), que vai receber ícones de aplicativos recomendados pela Microsoft no menu Iniciar.

publicidade

Leia mais:

Em publicação em seu blog, na sexta-feira (12), a Microsoft revelou que está “testando recomendações para ajudá-lo a descobrir ótimos apps da Microsoft sob a área ‘Recomendado’ no menu Iniciar”.

publicidade

Ou seja, ao clicar no menu Iniciar no Windows 11, além de ver a seção com os aplicativos fixados, há a de aplicativos recomendados, onde ícones da Microsoft Store podem surgir.

Contudo, não são todos os usuários do Insider Preview com a atualização 22635.3495 (KB5037000) que estão recebendo a novidade, mas, sim, apenas um pequeno grupo.

publicidade

Além disso, apenas dispositivos rodando usuários individuais devem ter os anúncios. PCs de organizações não terão publicidade. Mas isso pode ser evitado.

publicidade
Imagem: Divulgação/Microsoft

Desabilitando anúncios no Windows 11

Caso você seja um usuário do Windows 11 Insiders e passe a receber os anúncios no menu Iniciar, é possível impedir que eles apareçam da seguinte forma:

  • Acesse Configurações;
  • Depois vá em Personalização;
  • E, então, Iniciar;
  • Desative a opção “Mostrar recomendações de dicas, promoções de apps e mais”;
  • Ali, você também pode mudar o layout no topo da tela para “mais apps fixados”, o que reduzirá a quantidade de espaço usado pela seção de recomendados.

Claro, como o ZDNET lembra, não é porque o recurso está sendo testado que ele será liberado. Afinal, muitos recursos criados pela gigante do software nunca saem do modo teste.