Estes são alguns destaques da edição desta segunda-feira (15):

A lua virou do avesso! Saiba como isso aconteceu

A Lua se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos, possivelmente quando um planeta menor colidiu com a Terra, lançando material derretido para o espaço até que ele eventualmente se uniu para formar o satélite.

publicidade

Alguns pesquisadores apontam que depois disso, há 4,2 milhões de anos, a Lua “virou-se do avesso” para criar a superfície lunar. No entanto, não se sabia como esses eventos se sucederam, pelo menos não até agora.

Samsung supera Apple e se torna a maior fabricantes de celulares do mundo

As vendas de iPhones ao redor do mundo caíram cerca de 10% no primeiro trimestre de 2024, revelaram dados da empresa de pesquisa IDC, repercutidos pela Reuters nesta segunda-feira (15). Os envios dos celulares foram impactados pela crescente competição com fabricantes de smartphones Android que miram o topo do mercado, segundo a agência de notícias.

publicidade

Israel: conheça as armas e tecnologias que bloquearam o ataque do Irã

Forças de Israel responderam a um ataque coordenado do Irã utilizando seus sistemas defensivos principais, o Domo de Ferro e o Arrow 3, para interceptar a maioria dos mais de 300 drones, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro disparados em direção ao seu território. Além disso, alguns dos projéteis foram abatidos pelos Estados Unidos e outros aliados. As informações são do New York Times.

NASA faz anúncio histórico sobre missão para Marte

A NASA atualizou, nesta segunda-feira (15), os planos para a Mars Sample Return, a missão mais ousada já completamente planejada para Marte. De acordo com a agência, os custos do projeto tornam a sua execução inviável nas condições atuais, o que vai levar a uma adequação no orçamento, prazos e equipamentos usados na complexa operação para trazer amostras do Planeta Vermelho à Terra, deixando a realização sem um prazo concreto no momento.

publicidade

Cientistas alertam: Sol zumbi pode destruir a Terra no futuro

Um estudo conduzido por cientistas das Universidades de Warwick, na Inglaterra, e Naresuan, na Tailândia, sugere que, se a Terra não for consumida quando o Sol estiver em seu auge, poderá ser dilacerada quando ele se tornar uma gigante vermelha e, então, colapsar para uma anã branca.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!