Quando a NASA retornar à Lua, os astronautas vão precisar de diferentes veículos de exploração. Já mostramos alguns conceitos aqui no Olhar Digital. A Toyota pode ser a primeira montadora do mundo a enviar um veículo terrestre para o espaço.

Um “carro lunar” de seis rodas será feito pela empresa e faz parte de uma parceria firmada este mês entre os EUA e o Japão. Considerada a maior marca automobilística do mundo por muitos anos consecutivos, a Toyota chama seu produto de Lunar Cruiser, uma homenagem ao icônico Land Cruiser.

publicidade

Leia mais:

Como é o veículo lunar da Toyota

  • A agência espacial concedeu contratos para que empresas criem veículos capazes de transportar astronautas em segurança na Lua.
  • O modelo japonês desenvolvido pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) e pela Toyota tem quase o mesmo porte de dois micro-ônibus lado a lado e funciona como um posto avançado móvel.
  • Nele, dois astronautas podem viver e trabalhar por até 30 dias. Como é pressurizado, o modelo dispensa a necessidade de usar trajes espaciais.
  • O veículo, que será usado para explorar a região polar sul da Lua, é alimentado por uma célula de combustível de hidrogênio, complementada por painéis solares. Como resultado, a autonomia estimada do veículo é de impressionantes 10.000 km.
Painéis solares podem reciclar águas residuais, convertendo-as em hidrogênio e oxigênio para obter energia. Imagem: Divulgação/Toyota

Sob o novo acordo assinado pela NASA e Japão em 9 de abril de 2024, a JAXA/Toyota fornecerão o veículo enquanto a NASA o transportará para a Lua como parte da missão Artemis VII, que deve acontecer apenas em 2031.

publicidade

Uma vez no local, é esperado que a estação móvel opere por pelo menos 10 anos. Além disso, a parceria entre os países fará com que o primeiro astronauta japonês pise na Lua em uma missão oficial da agência espacial americana.