Nova formiga fantasmagórica descoberta recebe o nome de Voldemort

Entre as semelhanças da formiga e o vilão, estão que ela é esguia, pálida, quase transparente, e prefere viver nas trevas
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 16/04/2024 08h33, atualizada em 17/04/2024 00h56
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova espécie de formiga estranha e fantasmagórica foi descoberta recentemente na Austrália. O novo inseto foi nomeado em homenagem a Harry Potter, mais especificamente ao principal vilão da obra, Voldemort (aparente “aquele que não deve ser nomeado” perdeu seu status).

A formiga recentemente descrita na revista ZooKeys foi nomeada de Leptanilla voldemort, ela recebeu esse nome devido a algumas características semelhantes ao vilão: são pálidas, quase transparentes, esguias e vivem nas trevas. 

  • Apenas dois indivíduos da nova espécie foram descobertas até agora, eles estavam vivendo na escuridão do subsolo em Pilbara, no noroeste da Austrália;
  • A aparência esguia da formiga é devido a suas antenas e pernas longas e finas, assim como mandíbulas longas e afiadas;
  • Acredita-se que essa morfologia também faz da Leptanilla voldemort uma caçadora da escuridão.
Os dois indivíduos da Leptanilla voldemort que foram encontrados em Pilbara (Crédito: Mark KL Wong, Jane M. McRae)

Os hábitos alimentares da nova espécie da formiga foram baseados no comportamento de outras espécies do gênero Leptanilla, onde as operárias usam suas mandíbulas afiadas e ferrões para imobilizar centopeias muito maiores para que suas larvas possam se alimentar da carcaça. Centopeias, besouros e moscas também foram encontrados próximos aos indivíduos da nova espécie.

Além da Leptanilla voldemort, outros animais já foram nomeados em homenagem ao mundo de Harry Potter, como uma aranha que tem o nome do chapéu seletor, uma vespa com nome de dementador e muitas outras criaturas que receberam o nome de algum personagem da série.

Leia mais:

O gênero da formiga

O gênero Leptanilla possui apenas 60 espécies conhecidas que geralmente formam colônias pequenas e vivem exclusivamente no subsolo. Elas são pálidas, cegas e possuem cerca de 1 a 2 milímetros. Essa é apenas a segunda vez que uma espécie do gênero é encontrada na Austrália, a primeira foi em 1932 e depois disso ela quase não foi vista mais. 

A formiga recém-descoberta foi encontrada durante uma pesquisa ecológica cujo objetivo era documentar animais que viviam no subsolo da região. A Leptanilla voldemort, no entanto, é diferente de qualquer outra espécie do gênero encontrada, exceto por uma que vive no subsolo do Irã.

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.