Formigas são criaturas peculiares que costumam estar apenas trabalhando. Mas quem poderia imaginar que um inseto tão pequeno poderia ter uma face tão assustadora? Isso foi revelado em uma imagem feita pelo fotógrafo lituano Eugenijus Kavaliauskas, que registrou uma foto cheia de detalhes do animal e impressionou seus seguidores.

O registro faz parte de um concurso da Nikon, chamado de Small World 2022, que foca justamente em imagens de objetos e criaturas extremamente pequenas, mas que são fascinantes ao serem ampliadas utilizando lentes capazes de captar detalhes que não podem ser vistos a olho nu.

publicidade

Kavaliauskas, que já ganhou outros prêmios por fotografias de animais, disse em entrevista ao Insider que foi desafiador registrar a imagem da formiga, já que elas estão sempre se mexendo. Por conta disso, ele colocou o inseto em um telescópio para conseguir fazer a imagem que viralizou. 

“Mas é chato tirar uma foto de uma formiga, correndo banalmente, no chão. Estou sempre procurando detalhes, sombras e cantos invisíveis. O principal objetivo da fotografia é ser um descobridor”, contou para o site. O fotógrafo disse ainda que não considera a imagem assustadora.

publicidade

Leia mais:

Quantas formigas existem no mundo?

Você já se perguntou quantas formigas existem no mundo? Se você já se deparou com essa pergunta e não sabia a resposta, os cientistas da Universidade Julius Maximilians (JMU), na Alemanha, podem te ajudar. Esses pesquisadores estão em busca de um denominador comum para esse questionamento dentro da literatura científica.

publicidade

Foram consultados 489 estudos científicos sobre o tema, que incluíam todos os continentes e habitats. A partir desses dados, eles calcularam uma “estimativa empírica conservadora” de míseros 20 quatrilhões de formigas caminhando no planeta Terra.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!