A série Fallout é reconhecida como uma das mais icônicas e influentes do gênero de RPG pós-apocalíptico. Desde o seu início em 1997 até os lançamentos mais recentes, como Fallout 76 em 2018, a franquia tem conquistado fãs em todo o mundo. Por isso, listamos os melhores jogos da série Fallout, levando em consideração tanto a opinião da crítica quanto a recepção dos jogadores.

Leia também:

publicidade

Vale lembrar, que a lista foi montada utilizando de agregadores que se utilizam de reviews de especialistas na área, o que não significa necessariamente que um jogo seja de fato melhor que o outro, podendo ser também algo subjetivo de cada jogador.

9. Fallout 76 (2018) – Nota: 52

Imagem: YouTube/Divulgação

Lançado como um experimento ambicioso no mundo dos jogos online, “Fallout 76” foi recebido com críticas mistas devido a uma série de problemas técnicos e de design. Ambientado na Virgínia Ocidental, o jogo permite aos jogadores explorar um vasto mundo aberto com outros jogadores, completar missões e construir seus próprios assentamentos.

publicidade

No entanto, problemas como bugs frequentes, falta de conteúdo significativo e questões de balanceamento prejudicaram a experiência para muitos jogadores. Apesar das atualizações e melhorias contínuas, “Fallout 76” ainda é considerado por muitos como uma decepção dentro da série.

8. Fallout Shelter (2015) – Nota: 71

“Fallout Shelter” foi lançado para iOS e Android e oferece uma experiência única dentro da série, permitindo aos jogadores assumir o papel de um supervisor de um abrigo subterrâneo em um mundo pós-apocalíptico. Ao construir e gerenciar seu próprio abrigo, os jogadores devem garantir a sobrevivência de seus habitantes, protegendo-os de ameaças externas e fornecendo recursos essenciais.

publicidade

Embora seja mais leve em termos de narrativa e jogabilidade em comparação com os principais títulos da série, “Fallout Shelter” ainda atraiu uma base de fãs dedicada devido à sua jogabilidade viciante e estilo de arte charmoso.

7. Fallout: Brotherhood of Steel (2004) – Nota: 66

Imagem: YouTube/Divulgação

Considerado por muitos como um desvio significativo do espírito da série, “Fallout: Brotherhood of Steel” é um jogo de ação em terceira pessoa que recebeu críticas mistas após o seu lançamento. Embora apresente alguns elementos familiares da série, como ambientação pós-apocalíptica e combate com armas de fogo, muitos fãs sentiram que o jogo carecia do charme e da profundidade dos RPGs anteriores da franquia.

publicidade

No entanto, para os fãs mais ávidos de Fallout, ainda pode valer a pena conferir “Brotherhood of Steel” para experimentar uma perspectiva diferente do universo da série.

6. Fallout Tactics: Brotherhood of Steel (2001) – Nota: 82

Imagem: Humble Bundle/Divulgação

Diferenciando-se dos RPGs tradicionais da série, “Fallout Tactics: Brotherhood of Steel” adota uma abordagem mais orientada para a ação, com ênfase em combate tático e estratégia. Embora não seja tão aclamado quanto outros jogos da série, ainda possui uma base de fãs dedicada que aprecia sua jogabilidade desafiadora e variedade de missões.

No entanto, alguns críticos argumentam que “Fallout Tactics” sacrifica parte da profundidade narrativa e do RPG de escolha e consequência pelos quais a série é conhecida, em favor de uma jogabilidade mais orientada para a ação.

5. Fallout: New Vegas (2010) – Nota: 84

Imagem: Xbox/Divulgação

Desenvolvido pela Obsidian Entertainment, “Fallout: New Vegas” é frequentemente elogiado por sua narrativa envolvente e pela complexidade de suas escolhas morais. Situado nas vastas terras desertas de Nevada, o jogo oferece uma experiência de RPG repleta de facções em conflito, personagens intrigantes e segredos ocultos.

Apesar de algumas falhas técnicas e de desempenho, “Fallout: New Vegas” é amplamente considerado um dos pontos altos da série, oferecendo aos jogadores uma experiência imersiva e rica em conteúdo.

4. Fallout 2 (1998) – Nota: 86

Imagem: Humble Bundle/Divulgação

Como sequência direta do jogo original, “Fallout 2” expande e aprimora muitos dos elementos que tornaram seu antecessor tão popular. Ambientado em um mundo pós-apocalíptico repleto de sociedades decadentes e perigos mortais, o jogo oferece uma experiência de RPG rica em escolhas e consequências.

“Fallout 2” é elogiado por sua escrita inteligente, personagens memoráveis e humor ácido. No entanto, a curva de aprendizado íngreme e a dificuldade elevada podem ser intimidantes para alguns jogadores, mas para os fãs mais dedicados da série, isso só adiciona ao apelo do jogo.

3. Fallout 4 (2015) – Nota: 87

Imagem: Nuuvem/Divulgação

“Fallout 4” dividiu opiniões entre os fãs da série, mas ainda assim conquistou um lugar entre os melhores jogos da franquia. Com uma ambientação que leva os jogadores para os destroços de Boston após uma guerra nuclear, o jogo oferece uma vasta paisagem para explorar, repleta de segredos e encontros memoráveis.

Uma das principais inovações de “Fallout 4” é o sistema de construção de assentamentos, que permite aos jogadores criar e personalizar suas próprias bases em meio ao caos pós-apocalíptico. Apesar de algumas críticas em relação à narrativa e à variedade de missões, “Fallout 4” ainda é considerado uma adição sólida à série.

2. Fallout (1997) – Nota: 89

Imagem: Xbox/Divulgação

O jogo que deu início a tudo, “Fallout” é um clássico atemporal que ainda é reverenciado pelos fãs mais dedicados da série. Desenvolvido pela Interplay Entertainment, este RPG isométrico coloca os jogadores no papel de um sobrevivente em um mundo pós-apocalíptico dominado por facções rivais e mutantes.

A atmosfera sombria e atmosférica, combinada com um sistema de escolhas e consequências profundas, torna “Fallout” uma experiência inesquecível. Mesmo com gráficos datados, o jogo continua a cativar jogadores com sua narrativa envolvente e jogabilidade desafiadora.

1. Fallout 3 (2008) – Nota: 93

Imagem: Bethesda/Divulgação

Considerado por muitos fãs como o ápice da série, “Fallout 3” marcou o retorno triunfante da franquia após um longo hiato. Desenvolvido pela Bethesda Game Studios, o jogo transporta os jogadores para um mundo devastado pela guerra nuclear, repleto de perigos, mistérios e escolhas morais complexas.

A ambientação imersiva, a narrativa envolvente e a liberdade de exploração são alguns dos pontos fortes de “Fallout 3”. Além disso, o sistema de combate e progressão de personagem recebeu elogios por sua profundidade e variedade.

Conclusão

A série Fallout é uma das mais veneradas e influentes no mundo dos videogames, oferecendo aos jogadores experiências únicas em um universo pós-apocalíptico rico em detalhes e possibilidades. Enquanto alguns jogos da série alcançaram o status de clássicos instantâneos, outros enfrentaram desafios e críticas ao longo do caminho.

Independentemente disso, cada jogo da série contribuiu de forma significativa para a evolução do gênero de RPG e deixou uma marca indelével na comunidade de jogadores. Seja revisitando os clássicos do passado ou explorando as últimas adições à série, há sempre algo novo para descobrir e apreciar no mundo de Fallout.