A Baidu anunciou, nesta terça-feira (16), que o Ernie Bot, rival chinês do ChatGPT, alcançou a marca de mais de 200 milhões de usuários, consolidando sua posição como o chatbot de inteligência artificial (IA) mais popular na China. Segundo informações da Reuters, o número é o dobro do registrado em dezembro, quando a empresa lançou uma atualização do produto. 

O que você precisa saber: 

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  • O Ernie Bot foi lançado há oito meses ao público geral — a Baidu foi uma das primeiras empresas tech da China a receber a aprovação do governo chinês para lançar o chatbot de IA ao público; 
  • Embora o lançamento inicial, em março de 2023, não tenha agradado tanto, a companhia vem avançando e conquistando espaço como pioneira na China;  
  • A escalada de usuários, posterior a liberação ao público, ocorre enquanto o governo da China pressiona para ampliar o uso de tais produtos devido à concorrência com os Estados Unidos;  
  • Para fins de comparação, o ChatGPT, lançado há mais de um ano, é o app de crescimento mais rápido do mundo: ele alcançou os 100 milhões de usuários em apenas dois meses. 

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O novo número de usuários foi anunciado por Robin Li, CEO da Baidu, que acrescentou que a interface de programação de aplicativos (API) do Ernie Bot comprova a escalada: ela está sendo usada 200 milhões de vezes diariamente, o que significa que o chatbot foi solicitado por seu usuário para realizar tarefas muitas vezes ao dia. 

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O número de clientes empresariais do bot também avançou, chegando a 85 mil. 

Ernie Bot e a concorrência local 

Embora o Ernie Bot não sinta na China o protagonismo do ChatGPT, da OpenAI — ele é proibido no país —, a concorrência local tem sido um desafio e tanto para a Baidu. 

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Recentemente, por exemplo, uma startup apoiada pela Alibaba lançou o Kimi, rival direto do Ernie. Em poucos meses, o bot se aproximou dos números da Baidu, alertando a empresa. 

Segundo dados do AIcpb, o Ernie Bot foi visitado 14,9 milhões de vezes em seu aplicativo e site no mês passado, enquanto Kimi, lançado pouco depois, já alcançou um total de 12,6 milhões de visitas no mesmo período. 

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Vale lembrar que, diferente de outros países, a China exige que as empresas obtenham aprovação antes de implementarem serviços generativos de IA ao público. Em corrida contra os EUA, o território já aprovou mais de 40 modelos em seis meses, incluindo a IA da Xiaomi.