O Google vai adicionar suporte ao Gemini no Chrome, mais especificamente na barra de endereço do navegador (ou “Omnibox“, como é chamada oficialmente pela empresa). A novidade chega primeiro na versão para desktop e já está disponível em versões de teste. Confira abaixo o que muda.

Leia mais:

publicidade

Google Chrome com Gemini

  • Além de navegar na web, a barra do navegador pode realizar pesquisas e acessar ajustes do Chrome.
  • A integração permitirá que o usuário use a IA generativa do Google para receber respostas nas buscas.
  • Para isso, bastar estar com a conta do Google conectada na página do Gemini e usar o termo “@gemini” na barra de pesquisa.
  • O usuário é então redirecionado para a página gemini.google.com/prompt, que irá mostrar a consulta e a resposta gerada por inteligência artificial.
  • As informações são do Android Police.
Imagem: Reprodução/Android Police

Como usar o Gemini no Chrome?

Os recursos citados até aqui ainda não estão disponíveis para todos os usuários do Chrome no desktop. Para experimentar, é preciso instalar a versão de testes mais recente do Chrome, a Canary.

Além disso, é preciso usar dois comandos para habilitar a integração com o Gemini, são eles:

publicidade
  • chrome://flags/#omnibox-starter-pack-expansion
  • chrome://flags/#omnibox-starter-pack-iph
Gemini
Imagem: Divulgação/Google

É esperado que esta seja uma das grandes novidades da versão estável do Chrome 125. Ainda não se sabe quando a integração com o Gemini estará disponível na versão móvel do navegador, que roda no Android e iOS.

Vale destacar que o Gemini é o assistente de IA que aposentou o Google Assistente no Android. A pesquisa do Google já usa recursos de inteligência artificial nas buscas, como resumos que aparecem nos resultados. O Gemini também pode ser acessado no desktop por meio de uma página dedicada, a https://gemini.google.com.