A Microsoft voltou a usar pop-ups no Google Chrome, que aparecem durante o uso do navegador, oferecendo o Bing, ferramenta de pesquisa da empresa. Esses pop-ups já haviam aparecido no ano passado. As informações são do The Verge.

Leia mais:

publicidade

A Microsoft havia introduzido pela primeira vez anúncios pop-up do Bing, semelhantes a malwares, no ano passado, com aviso que aparecia na parte superior de outros aplicativos e janelas.

A notificação foi pausada pela empresa depois de um tempo, sob alegações de que era “comportamento não-intencional” que estava acontecendo. Agora, os pop-ups voltaram e aparecem para usuários do Chrome nos Windows 10 e 11.

publicidade

chrome
Imagem: Foxartbox/Shutterstock

Pop-up tenta mudar busca padrão do Chrome

  • Diversos usuários já relataram ter visto o pop-up nos últimos dias. O anúncio pergunta ao usuário se ele não gostaria de usar o Bing como ferramenta de busca;
  • Ao clicar que sim nesta tela, a Microsoft definirá o Bing como mecanismo de pesquisa padrão para o Chrome;
  • As janelas mais recentes são similares a malware, o que levou os usuários do Windows a se perguntarem se eles são legítimos ou maliciosos;
  • A Microsoft confirmou ao The Verge que os pop-ups são genuínos, mas que só devem aparecer uma vez.

“Esta é uma notificação única que dá às pessoas a opção de definir o Bing como seu mecanismo de pesquisa padrão no Chrome”, disse Caitlin Roulston, diretora de comunicações da Microsoft, em comunicado enviado ao The Verge.

publicidade

“Valorizamos oferecer escolha aos nossos clientes; por isso, existe a opção de descartar a notificação”, conclui a executiva.

No início deste ano, a Microsoft ainda teve que corrigir problema no qual que seu navegador Edge importava automaticamente dados de navegação e guias do Chrome sem consentimento.

publicidade

Pessoa segurando celular com Bing aberto
Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock