Os números são impressionantes. Em menos de 48 horas, a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, registrou 142 milímetros de chuva. O volume supera com folga os 94,7 milímetros esperados para o ano inteiro. Mas o que causou a pior tempestade na região em pelo menos 75 anos?

Leia mais

publicidade
Tempestade paralisou operações em aeroporto de Dubai (Imagem: reprodução/X)

Semeadura de nuvens pode ter causado a chuva

Uma das causas apontadas é a atividade humana. De acordo com a agência de notícias Associated Press, uma “semeadura de nuvens” mal calculada pode ter causado a chuva sem precedentes.

Essa operação consiste em bombardear nuvens com produtos químicos específicos, como iodeto de prata ou gelo seco. O objetivo é provocar chuvas para aumentar a oferta de água na região desértica.

publicidade

A teoria ganha força uma vez que o governo dos Emirados Árabes Unidos realiza o procedimento regularmente. Isso acontece porque o país depende de usinas de dessalinização para obter água potável, um processo bastante caro e que consome muita energia.

Segundo relatos de meteorologistas locais, o Centro Nacional de Meteorologia realizou seis ou sete voos de “semeadura de chuvas” antes das tempestades. Um jornal ligado ao governo dos Emirados Árabes Unidos disse que não houve nenhum voo de semeadura nesta terça (17).

publicidade

As autoridades do país, no entanto, ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto. As informações são do G1.

Chuva causou inundações em Dubai (Imagem: reprodução/X)

Deserto foi inundado pela água

  • Apesar de ainda não saberem ao certo o que causou tamanha tempestade, cientistas já confirmaram que Dubai viveu um “evento climático histórico” que ultrapassou “qualquer registro documentado desde o início da série histórica, em 1949”.
  • O aquecimento global também pode ter potencializado o fenômeno, que transformou a cidade localizada em pleno deserto em um grande rio.
  • Nesta quarta (17), imagens ainda mostravam dezenas de carros abandonados em largas avenidas de Dubai e cobertos quase por completo pelas águas.
  • O mau tempo também causou caos no aeroporto da região, que tem o maior tráfego de aviões do mundo.
  • Não há confirmação de vítimas.
  • Já em Omã, país que também foi afetado pela forte tempestade, pelo menos 18 pessoas morreram.
  • As chuvas também atingiram países como Bahrein, Qatar e Arábia Saudita.