Quando precisamos de suporte emocional, nossos amigos e cãozinhos de estimação podem ser uma verdadeira válvula de escape, não é mesmo? No entanto, segundo a psicologia, a companhia do seu melhor amigo de quatro patas pode ser ainda mais relaxante do que a de seus amigos humanos.

Estudos comprovam que, em algumas situações, a companhia do seu animal de estimação pode trazer um afago diante de suas emoções. Entenda como isso acontece neste artigo.

publicidade

Leia mais

Amigos ou cãozinho de estimação: qual a melhor companhia?

O aplicativos Pet ajudam a reduzir o tempo gasto com tarefas como comprar ração, cuidados com a saúde e mobilidade. (Imagem: Pexels)

Uma série de pesquisas comprova que o apoio emocional que as pessoas recebem de seus cachorros tem um impacto psicológico e uma base fisiológica. Isso acontece, principalmente, quando os donos de cães enfrentam situações estressantes. Os estudos revelam que seus corpos tendem a ser menos reativos fisiologicamente quando seus animais de estimação estão presentes.

publicidade

De acordo com uma pesquisa da Psychosomatic Medicine, quando as pessoas que participaram do estudo eram colocadas em situações em que eram solicitadas a fazer aritmética mental ou a passar por um teste estressante, as que contavam com a presença do seu cão apresentavam aumentos menores na pressão arterial e na frequência cardíaca do que aquelas que tinham um cônjuge ou amigo presente.

Outro estudo publicado na edição de 2023 da revista norte-americana Emotion submeteu os participantes a fazerem uma tarefa que induzia ao estresse, baseada em somar números que piscavam em uma tela de computador e depois interagir com seu cachorro de estimação, pintar em um livro de colorir ou esperar em silêncio por 10 minutos.

publicidade

Os resultados renderam mais pontos mais uma vez para a companhia dos cãozinhos. Afinal, as pessoas que interagiram com seus cães tiveram um aumento maior do bom humor e uma redução maior na ansiedade do que aquelas que esperaram ou tentaram se desestressar colorindo.

Imagem: Cast Of Thousands/Shutterstock

Mas não para por aí, outra pesquisa, publicada na revista Society & Animals, também apresenta uma conclusão favorável aos nossos bichinhos de quatro patas.

publicidade

Desta vez os pesquisadores submeteram 223 pessoas ao teste de Estresse Social de Trier (TSST), que exige que uma apresentação e, em seguida, um teste de aritmética mental. Ao final, o saldo foi que as pessoas que realizaram o teste na presença de um cão de companhia, apresentaram níveis de estresse mais baixos, medidos pela pressão arterial e frequência cardíaca, e menos ansiedade.

Sendo assim, uma verdade fica evidente, nossos cães podem nos proporcionar um conforto emocional que nenhum outro ser humano será capaz de preencher. A psicóloga de aconselhamento e professora do departamento de ciências clínicas da Universidade Estadual do Colorado, Lori Kogan, em entrevista a National Geographic fala sobre uma das razões por que isso acontece: “Nós os aceitamos completamente como eles são – e eles fazem o mesmo por nós e são coerentes com isso.”, afirmou.

Então, se um dia você pensou no quão importante é a companhia do seu cãozinho de estimação, tenha 100% de certeza de que ele é sim o seu melhor amigo, segundo o seu coração e a ciência!