A farmacêutica brasileira Biomm anunciou que fechou acordo para comercializar medicamento similar ao Ozempic no Brasil. Por enquanto, o remédio que se popularizou internacionalmente é de comercialização exclusiva da dinamarquesa Novo Nordisk.

A brasileira usará o mesmo princípio ativo, mas ainda deve passar por autorizações por aqui antes de liberar a medicação no mercado.

publicidade

Leia mais:

Acordo pelo “Ozempic brasileiro”

A Biomm vai se unir à empresa de biotecnologia indiana Biocon para fabricação e distribuição do medicamento.

publicidade

Como o Ozempic original é de exclusividade da Novo Nordisk (o acordo termina em 2026), as companhias usarão o mesmo princípio ativo, a semaglutida.

Ainda de acordo com a Biomm, o mercado desse composto teria movimentado cerca de R$ 3 bilhões em 2023 e a comercialização no Brasil vai ampliar o acesso dos brasileiros ao tratamento de diabetes.

publicidade

Ozempic (Imagem: Natalia Varlei/Shutterstock)

Quanto vai custar o medicamento brasileiro

A Biomm revelou que pretende tornar o medicamento acessível em solo brasileiro, mas não especificou valores. Isso porque, até ficar pronto, as condições do mercado podem mudar.

publicidade

Um prazo também não foi especificado. Antes de estar à venda, as companhias precisam esperar a patente terminar e, depois, conseguir a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O que é o Ozempic

  • O Ozempic é um medicamento à base da semaglutida, forma sintética do hormônio GLP-1, que promove saciedade;
  • Ele age no controle dos níveis de açúcar por meio de mecanismo que estimula a secreção de insulina e diminui a secreção de glucagon, além de reduzir o risco de eventos cardiovasculares;
  • O medicamento é aprovado para o tratamento da diabetes tipo 2, mas foi associado a usos irregulares para promover emagrecimento.