O filme Por Um Fio, dirigido por David Schurmann, conta a história do oncologista Fernando Varella, interpretado pelo ator Bruno Gagliasso. A história contada no longa inclui o irmão mais velho do médico, Drauzio Varella, autor do livro que inspirou o roteiro.

Os dois irmãos eram muito próximos, e inclusive parceiros de negócios. Por este motivo, segundo o Dr. Drauzio, também oncologista, Fernando pediu a ele que acompanhasse o tratamento do câncer que o acometeu.

publicidade

Leia também:

Quem foi Fernando Varella, médico interpretado por Bruno Gagliasso em filme?

O médico oncologista Fernando Varella era, segundo sua família, adorado por todos que passavam por seu caminho. De acordo com declarações de Drauzio Varella, ele e seu irmão sempre foram muito ligados, especialmente após a morte da mãe dos oncologistas, quando eles ainda eram crianças. 

publicidade
Fernando e Drauzio Varella via Acervo Pessoal/Mariana Varella/reprodução
Fernando e Drauzio Varella via Acervo Pessoal/Mariana Varella/reprodução

Nascidos em São Paulo, os irmãos cresceram e decidiram estudar medicina juntos. Ambos se tornaram oncologistas, médicos especializados no diagnóstico e tratamento do câncer. Assim, eles também foram parceiros, trabalhando juntos desde que se formaram.

Entre os hábitos que ambos compartilhavam, estava o de fumar. Entretanto, com o passar dos anos, o irmão mais velho decidiu combater o vício – mas Fernando não tomou a mesma decisão. 

publicidade

Drauzio explicou que o caçula costumava fumar cigarros mentolados que, segundo o médico, são ainda mais cancerígenos que cigarros comuns. Em decorrência do hábito, Fernando teve câncer de pulmão, que evoluiu rapidamente em seu organismo.

Fernando pediu que Drauzio fosse o médico responsável por seu tratamento, e o irmão mais velho concedeu o desejo ao caçula, mesmo que a contragosto. Mais tarde, Drauzio afirmou que foi uma experiência muito dura perceber que não poderia curar Fernando.

publicidade

Bruno Gagliasso protagoniza o filme Por Um Fio

Bruno Gagliasso e Romulo estrela nas gravações de Por Um Fio via Instagram/reprodução
Bruno Gagliasso e Romulo Estrela nas gravações de Por Um Fio via Instagram/reprodução

O livro Por um Fio, escrito por Drauzio, foi lançado em 2004 e conta um pouco da experiência pessoal do médico como oncologista. Assim, ele inspirou o longa dirigido por David Schurmann. 

Para interpretar o papel de Fernando, Bruno Gagliasso precisou emagrecer cerca de 14kg e raspar o cabelo. Por sua vez, o papel de Drauzio ficou nas mãos do ator Romulo Estrela, que também ficou careca. Ainda sem previsão de estreia, o filme teve as filmagens encerradas em março deste ano.