Na última terça-feira (16), uma lei que visa proibir qualquer pessoa nascida depois de 2009 de poder comprar legalmente tabaco no Reino Unido foi apoiada pela maioria dos políticos em votação parlamentar. As informações são do site IFL Science.

Leia mais:

publicidade

O governo do Reino Unido afirma que, com a medida, quer criar no país “a primeira geração livre de fumo”. Mas quando essa proibição vai começar de fato a valer, e como ela vai funcionar na prática?

O governo pretende implementar a lei até 2027. A medida visa aumentar o limite de idade legal para comprar produtos de tabaco no Reino Unido por um ano a cada ano.

publicidade

Na prática, significa que os nascidos em 2009 ou mais tarde nunca atingirão o limite de idade legal e, portanto, nunca serão autorizados a comprar cigarros. Qualquer pessoa que esteja acima do limite, que é de 18 anos, não será afetada, e fumar em si não será proibido.

A lei também quer impedir que jovens que nunca fumaram adquiram o hábito de usar cigarros eletrônicos. Um plano para proibir os vapes descartáveis na Inglaterra será alargado a todo o Reino Unido; a introdução de um novo imposto, junto dos fabricantes sendo forçados a modificar os sabores e as embalagens dos seus produtos para os tornar menos atrativos aos jovens.

publicidade
reino unido
Imagem: Mini Onion/Shutterstock

Como o projeto de lei foi recebido

O projeto tem apoio de todos os partidos no Reino Unido e esperava-se que fosse aprovado confortavelmente na votação do parlamento britânico nesta terça, o que de fato aconteceu, por 383 votos a 67.

A secretária de Saúde e Assistência Social, Victoria Atkins, disse em um comunicado que o projeto “salvará milhares de vidas e melhorará a produtividade do Reino Unido.”

publicidade

Isso não quer dizer que não tenha gerado alguma controvérsia. Vários deputados do partido conservador no poder abstiveram-se ou votaram contra o projeto.

  • Uma delas foi a ex-primeira-ministra Liz Truss, que criticou os defensores da legislação como “babás maníacas por controle”.
  • Outros questionaram a viabilidade de fazer a proibição ser cumprida, ou se ela vai realmente ser eficaz para desencorajar o fumo.
  • Entre os especialistas em saúde, no entanto, existe um amplo consenso de que a legislação será algo positivo.

A proibição do tabaco para jovens no Reino Unido vinha em preparação há alguns anos. Embora haja mais obstáculos a superar antes da lei ser totalmente promulgada, quem defende a medida ficará mais confiante após esta semana.

cigarro eletrônico
Imagem: shutterstock/ilkov_igor