A Take-Two Interactive, editora da franquia Grand Theft Auto (GTA), anunciou na terça-feira (16) um corte de 5% de sua força de trabalho, o equivalente a 600 funcionários, conforme relatado pela Reuters. Segundo a empresa, a redução vem devido ao descarte de alguns projetos, parte de um plano maior de corte de custos. 

O que você precisa saber: 

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  • A editora não divulgou os projetos que foram cancelados — GTA 6, novo capítulo da franquia, não deve estar listado, dada sua importância financeira para a empresa; 
  • Os projetos cancelados representarão até US$ 140 milhões dos encargos totais, enquanto as indenizações e os custos relacionados aos funcionários deverão chegar a US$ 35 milhões; 
  • No total, a Take-Two calcula que a mudança deverá gerar mais de US$ 165 milhões em economias anuais de custos; 
  • O layout de escritórios da empresa também será afetado, abraçando a redução de espaços; 
  • Não apenas a dona de GTA, a Riot Games, Electronic Arts e Sony também realizaram cortes este ano, mirando a redução de gastos na era pós-pandemia. 

Leia mais! 

A decisão da Take-Two e outras desenvolvedoras se baseia em pesquisas de mercado, como da Newzoo, que apontam que o crescimento da receita de jogos para PC e console permanecerá abaixo dos níveis pré-pandemia até 2026, à medida que os jogadores registram menos horas de jogo. 

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Embora as chances de que GTA 6 esteja listado nos projetos descartados seja quase inexistente, rumores indicam que o título pode ser pelo menos adiado, chegando ao mercado apenas em 2026 — em dezembro de 2023, a Rockstar Games (subsidiária da Take-Two responsável pelo desenvolvimento do game) divulgou o primeiro trailer oficial do jogo e revelou que a sequência chegaria em algum momento de 2025. Confira aqui

As ações da Take-Two subiram 1% nas negociações estendidas após o anúncio — elas já caíram quase 10% apenas este ano.