Os jogos parecidos com GTA são ideais para quem busca games com mundos abertos gigantes, liberdade e muitas missões secundárias para fazer enquanto completa a campanha principal. Há diversos títulos com essas características no mercado, incluindo Red Dead Redemption — da própria Rockstar Games —, Saints Row, Watch Dogs, Just Cause e muito mais.

Enquanto GTA 6 não é lançado, o Olhar Digital selecionou 10 jogos parecidos com a franquia Grand Theft Auto para se divertir nos PCs e consoles até a chegada do novo título da Rockstar Games. Os nomes listados abaixo estão disponíveis para diversas plataformas e contam com temáticas diferentes.

Leia também:

Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption 2
Red Dead Redemption 2 (Imagem: Divulgação)

Desenvolvido pela Rockstar Games, assim como GTA, Red Dead Redemption 2 coloca você no papel de Arthur Morgan, um fora da lei que vive no Velho-Oeste dos EUA. Após um roubo dar errado, você e a gangue Van der Linde são forçados a fugir. Sua missão é sobreviver enquanto rouba, assalta e luta contra caçadores de recompensa no coração dos Estados Unidos. O jogo se destaca pela história profunda e gráficos realistas.

publicidade

Plataformas disponíveis: PC, PS4 e Xbox One.

Saints Row

Saints Row
Saints Row (Imagem: Divulgação)

O reboot da franquia Saints Row chegou em agosto de 2022 e, apesar de não ser o melhor título da série, garante bons momentos de diversão. Nesse jogo, você cria o seu próprio personagem, o qual é chefe de uma facção criminosa — os Saints — que busca dominar a cidade de Santo Ileso. Na campanha, a missão principal é enfrentar outros grupos que agem na região, como os Los Panteros, os Idols e a Marshall.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077
Cyberpunk 2077 (Imagem: Divulgação)

Apesar do lançamento conturbado, Cyberpunk 2077 recebeu diversas atualizações que não só melhoraram o desempenho do jogo, como também consertaram diversos erros. Agora, o título da CD Projekt Red é uma excelente opção parecida com GTA, pois conta com mundo aberto gigante, combate de ação em tempo real e um enredo envolvente que garante horas de diversão. Além disso, há diversas missões secundárias para completar no tempo livre em Night City.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Watch Dogs: Legion

Watch Dogs Legion
Watch Dogs Legion (Imagem: Divulgação)

Watch Dogs: Legion apresenta um mundo aberto semelhante ao de GTA 5, ao mesmo tempo em que adota uma abordagem mais focada na tecnologia. Situado em Londres em um futuro próximo, o jogo da Ubisoft retrata uma sociedade onde tudo é cuidadosamente vigiado, e a liberdade é limitada. O objetivo é formar e apoiar uma equipe de resistência contra esse sistema opressor.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Just Cause 4

Just Cause 4
Just Cause 4 (Imagem: Divulgação)

O mais recente lançamento da série Just Cause é um ótimo jogo parecido com GTA 5. Em Just Cause 4, você assume o papel de Rico Rodriguez, um homem encarregado de derrubar o maior exército privado do mundo. Além do mundo aberto gigante, o game traz uma variedade imensa de armamentos e veículos para se locomover pelos locais.

Plataformas disponíveis: PC, PS4 e Xbox One.

Sleeping Dogs

Sleeping Dogs
Sleeping Dogs (Imagem: Divulgação)

O jogo de artes marciais da United Front Games é bastante parecido com GTA 5. Em ambos os títulos há mundo aberto para explorar livremente. Em Sleeping Dogs, o enredo é ambientado na moderna Hong Kong. Além disso, os dois jogos têm histórias envolventes que se concentram em uma vida cheia de assaltos, gangues e brigas.

Plataformas disponíveis: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.

L.A. Noire

L.A. Noire
L.A. Noire (Imagem: Divulgação)

Assim como em GTA 5, o crime corre solto no mundo de L.A. Noire. Situado em Los Angeles, em 1947, o jogo segue um detetive que precisa desmantelar uma quadrilha de drogas. Isso contrasta com a franquia Grand Theft Auto, que costuma colocar criminosos e membros de gangues como protagonistas. No entanto, ambos os jogos expõem um sistema corrompido que permite que o crime prospere.

Plataformas disponíveis: PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e Nintendo Switch.

The Witcher 3

The Witcher 3
The Witcher 3 (Imagem: Divulgação)

The Witcher 3 é um dos melhores RPGs medievais de mundo aberto. Esse jogo parecido com GTA mistura um grande mundo aberto explorável com um enredo profundo amado por milhões de fãs da franquia. Baseado na mitologia eslava, o jogo conta a história de Geralt de Rivia enquanto ele busca pela filha. Há várias missões em que os jogadores podem explorar ruínas subterrâneas escondidas e enfrentar batalhas lendárias.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Mafia: Definitive Edition

Mafia Definitive Edition
Mafia Definitive Edition (Imagem: Divulgação)

Apesar de Mafia não ter um mundo aberto grande como GTA, o jogo traz temática e enredo que gira em torno de mafiosos. Mafia: Definitive Edition tem como protagonista Tommy Angelo, um motorista de táxi que acaba trabalhando para a máfia em uma história cheia de reviravoltas. De traições inesperada a perdões dolorosos, a história do jogo é uma das mais intensas desta lista.

Plataformas disponíveis: PC, PS4 e Xbox One.

Far Cry 6

Far Cry 6
Far Cry 6 (Imagem: Divulgação)

Em Far Cry 6, você assume o papel de Dani Rojas, que deve juntar-se à revolução e enfrentar o regime opressor do ditador Antón Castillo no país fictício de Yara. Com um vasto mundo aberto para explorar, o jogo também traz armas diversas, veículos e equipamentos especiais para eliminar as forças inimigas.

Plataformas disponíveis: PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!